Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Lucielma de Oliveira Batista Magalhães de-
dc.date.accessioned2017-02-21T13:58:48Z-
dc.date.available2017-02-21T13:58:48Z-
dc.date.issued2014-06-13-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12430-
dc.descriptionMOURA, L. de O. B. M. de. Mapeando os saberes docentes na formação inicial de professores: um olhar sobre os projetos político-pedagógicos dos cursos de letras e pedagogia. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa: Princípios organizacionais da língua e funcionamento textual-discursivo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa investigamos os saberes contemplados/priorizados na formação de professores de Língua portuguesa e de professores das séries iniciais do ensino fundamental nos cursos de Pedagogia e de Letras de duas universidades públicas da cidade de Campina Grande- PB. A hipótese que norteia nossa pesquisa é que os referidos cursos contemplam de forma minoritária os saberes práticos, dando maior ênfase aos saberes teóricos. Acreditamos que até mesmo os componentes voltados à prática pedagógica são componentes essencialmente teóricos. Para verificar nossa hipótese, analisamos o ementário presente no Projeto Político Pedagógico de ambos cursos. A pesquisa é desenvolvida à luz dos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo teorizados por Bronckart (2006, 2008, 2012) e pela teorização acerca dos saberes docentes propostos por Tardif (2012), bem como pelos estudos de Fiorentini; Souza; Melo (1998). A análise permitiu destacar que ambos cursos contemplam de formas distintas os saberes teóricos e os saberes práticos. A análise dos ementários evidenciou que, enquanto o saber prático no Curso de Letras é pouco explorado, no Curso de Pedagogia o saber prático recebe um direcionamento maior.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Fátima Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleMapeando os saberes docentes na formação inicial de professores: um olhar sobre os projetos político-pedagógicos dos cursos de letras e pedagogiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - POLFTD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucielma de Oliveira Batista Magalhães de Moura.pdf21.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.