Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Lucielma de Oliveira Batista Magalhães de | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-21T13:58:48Z | - |
dc.date.available | 2017-02-21T13:58:48Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12430 | - |
dc.description | MOURA, L. de O. B. M. de. Mapeando os saberes docentes na formação inicial de professores: um olhar sobre os projetos político-pedagógicos dos cursos de letras e pedagogia. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa: Princípios organizacionais da língua e funcionamento textual-discursivo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa investigamos os saberes contemplados/priorizados na formação de professores de Língua portuguesa e de professores das séries iniciais do ensino fundamental nos cursos de Pedagogia e de Letras de duas universidades públicas da cidade de Campina Grande- PB. A hipótese que norteia nossa pesquisa é que os referidos cursos contemplam de forma minoritária os saberes práticos, dando maior ênfase aos saberes teóricos. Acreditamos que até mesmo os componentes voltados à prática pedagógica são componentes essencialmente teóricos. Para verificar nossa hipótese, analisamos o ementário presente no Projeto Político Pedagógico de ambos cursos. A pesquisa é desenvolvida à luz dos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo teorizados por Bronckart (2006, 2008, 2012) e pela teorização acerca dos saberes docentes propostos por Tardif (2012), bem como pelos estudos de Fiorentini; Souza; Melo (1998). A análise permitiu destacar que ambos cursos contemplam de formas distintas os saberes teóricos e os saberes práticos. A análise dos ementários evidenciou que, enquanto o saber prático no Curso de Letras é pouco explorado, no Curso de Pedagogia o saber prático recebe um direcionamento maior. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Fátima Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Mapeando os saberes docentes na formação inicial de professores: um olhar sobre os projetos político-pedagógicos dos cursos de letras e pedagogia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - POLFTD - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lucielma de Oliveira Batista Magalhães de Moura.pdf | 21.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.