Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1248
Título: Gestão do conhecimento: uma pesquisa desenvolvida no departamento de Administração e Economia da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Dantas, Manoel Joaquim de Oliveira
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Dimensões Estratégicas
Docente do Ensino Superior
Data do documento: 24-Jul-2013
Resumo: Em cada época do desenvolvimento da economia, a produção e geração de riqueza sempre foram determinadas por um fator predominante. Atualmente, percebe-se uma transformação nas bases em que a competição e o predomínio econômico são estabelecidos através do surgimento de um novo paradigma de economia: a era da informação. O presente artigo tem como objetivo geral identificar os fatores do processo de gestão do conhecimento e suas relações com as dimensões estratégicas a partir do modelo proposto por Terra (2001), na percepção dos docentes do Departamento de Administração e Economia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande – PB. A pesquisa desenvolvida é classificada, quanto aos fins, em descritiva e explicativa. Quanto aos meios como bibliográfica e pesquisa de campo. Quanto à forma de análise, o trabalho se caracteriza como pesquisa quantitativa. Para a pesquisa empírica, aplicou-se na coleta de dados um questionário fechado, com os docentes do DAEC/CCSA/UEPB, o qual empregava a escala Likert de 3 pontos. De modo geral, observou-se nos resultados que quase a totalidade dos professores consegue perceber a importância do conhecimento para a organização, isto é possível de ser explicado devido, os conhecimentos existentes na organização são na sua maioria tácitos e, portanto, não estão escritos em nenhum lugar. Portanto, a criação e gerenciamento do conhecimento consistem em um processo complexo e interminável (um ciclo) que necessita de inovação contínua e de um contexto adequado para se desenvolver.
Descrição: DANTAS, M. J. de O. Gestão do conhecimento: uma pesquisa desenvolvida no departamento de Administração e Economia da Universidade Estadual da Paraíba. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1248
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manoel Joaquim de Oliveira Dantas.pdfManoel Joaquim de Oliveira Dantas1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.