Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12573
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Ivânia Lúcia Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-02T19:18:53Z | - |
dc.date.available | 2017-03-02T19:18:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12573 | - |
dc.description | SOUZA, Ivânia Lúcia Ribeiro de. A formação continuada e a prática docente. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Para a elaboração desse trabalho acadêmico foi, inicialmente, considerada a importância da formação continuada e de projetos que prezem por convênio entre a escola e a universidade no sentido de promover uma significativa troca de experiências entre profissionais da educação. Posto que a realização de analisar concepções de alunos graduados do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e de professores supervisores no Curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, quanto à contribuição para a formação de profissionais da educação para melhoria do ensino de língua portuguesa. Com esse objetivo e conforme dados obtidos das categorias de sujeitos em estudo, relacionamos a análise em dois momentos: o primeiro, com o registro das respostas do questionário para professores que também exercem a função de supervisores do PIBID; e no segundo, as respostas de bolsistas do referido projeto ao questionário. Tomamos como base os pressupostos teóricos de Libâneo (2002); Imbérnon (2010); Nóvoa (1992); Tardif (2007); Perrenoud (2002); Kleiman (2001) dentre outros. Desta forma, constatamos que: professores supervisores e bolsistas demonstram preocupação e um interesse no que tange a formação continuada, além de acreditar na influência positiva que o PIBID acarreta na formação do profissional de língua materna; e, da necessidade de diálogo e da apropriação de fontes teóricas atualizadas no contexto da sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisca Luseni Machado Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Supervisão escolar | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | A formação continuada e a prática docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - IVÂNIA LÚCIA RIBEIRO DE SOUZA.pdf | 339.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.