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dc.contributor.authorLima, Erenilson Paulo de-
dc.date.accessioned2017-03-06T19:41:47Z-
dc.date.available2017-03-06T19:41:47Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 346.46-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12631-
dc.descriptionLIMA, E. P. da. O uso do celular na aula de Língua Portuguesa. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA educação no Brasil oferece controvérsias. Muitas escolas não desenvolvem ações educativas que possibilitem a interação de conteúdos teóricos com a vivência prática de estudantes em suas vidas sociais. Essa realidade estende-se desde a educação básica com o ensino presencial até as universidades, que pode ser desenvolvida em variadas modalidades, tais como presencial ou a distância. Nesse ínterim, o uso do celular digital na vida cotidiana e na educação básica tornou-se uma realidade polêmica na atual conjuntura do convívio social brasileiro. Sendo assim, lançamos como questionamento norteador para esse estudo, analisar se o uso do celular digital em aulas de língua portuguesa favorece ou não ocorrências de aprendizagens significativas. Para isso, temos como objetivos que facilitam a realização dessa pesquisa: em primeiro, o geral, o qual pretende analisar se o uso do celular nas aulas de língua portuguesa, na Educação Básica, provoca aprendizagens significativas ou não; em segundo lugar, os específicos: os quais pretendem contextualizar a inserção dos celulares móveis e digitais no âmbito social e educacional desde seu surgimento na sociedade brasileira; discutir sobre a questão do uso do celular como recurso didático versus a proibição do mesmo no interior da sala de aula; e, por fim, verificar se o uso do celular digital provoca aprendizagem significativa ou não. Utilizaremos como âncora teórica as ideias de David Ausubel (1980); Joana Emília Costa (2012); LDBEN (1996) entre outros autores. Para esse estudo foi realizado uma coleta de dados com alunos e professores do 3° ano do Ensino Médio. Essa é uma pesquisa exploratória, a qual vislumbra a possibilidade de verificar como o digital altera a vida das pessoas. Para isso, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: o Projeto Político Pedagógico – PPP da escola, bem como, o Plano de Curso do professor , uma entrevista estruturada com uma docente do ensino médio e um questionário aplicado com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Nosso trabalho conta com quatro capítulos os quais mostram, primeiramente, o trajeto histórico percorrido pelo celular até chegar à era digital no Brasil e no Nordeste brasileiro; o segundo capítulo delimita nosso objeto de estudo e as teorias que ancoram nossas ideias principais; o terceiro traz nosso traçado metodológico; e o quarto é o capítulo destinado a análise dos dados coletados a cerca do tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Joana Emília Paulino de Araújo Costapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCelular digitalpt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleO uso do celular na aula de Língua Portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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