Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Sharllyne Mabbelly Laurindo da Silva-
dc.date.accessioned2017-03-06T19:43:10Z-
dc.date.available2017-03-06T19:43:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12632-
dc.descriptionXAVIER, S. M. L. da S. Atendimento educacional especializado: cada passo uma conquista para o desenvolvimento da criança. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO estudo em questão tem como tema Atendimento Educacional Especializado: cada passo é uma conquista para o desenvolvimento da criança. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca do Atendimento Educacional Especializado e sua operacionalização nas escolas e como as mesmas vêm trabalhando e contribuindo para o desenvolvimento da criança seja ele físico, psicológico, intelectual e social e analisar os documentos que conduzem a educação especial. Inicialmente, serão apresentadas as concepções sobre os aspectos históricos das políticas públicas que regem a Educação Especial dos anos 1980 até os dias atuais, o que permite uma reflexão sobre como Atendimento Educacional Especializado (AEE) vem se desenvolvendo. Num segundo momento, será apresentado como o Atendimento Educacional Especializado e a Educação Especial vêm contribuindo para o desenvolvimento das crianças com deficiência, com embasamento teórico em Brasil (2008). Num terceiro momento, será apresentada uma análise investigativa descrevendo de que forma o atendimento educacional especializado vem contribuindo no cotidiano das crianças e quais as práticas educativas utilizadas pelos educadores para que o desenvolvimento das mesmas aconteça, recorrendo às contribuições de Alves, (2006), Baptista (2011) e Ropoli (2010). Para realização dessa pesquisa foram utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e de campo, através da aplicação de um questionário junto as educadoras das sala do AEE. Os resultados da pesquisa trarão os relatos dos educadores sobre o conhecimento pedagógico das crianças e o desenvolvimento das diversas fases de aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Débora Regina Fernandes Beniciopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleAtendimento educacional especializado: cada passo uma conquista para o desenvolvimento da criançapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sharllyne Mabbelly Laurindo da Silva Xavier.pdfSharllyne Mabbelly Laurindo da Silva Xavier612.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.