Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12632
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Sharllyne Mabbelly Laurindo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-06T19:43:10Z | - |
dc.date.available | 2017-03-06T19:43:10Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12632 | - |
dc.description | XAVIER, S. M. L. da S. Atendimento educacional especializado: cada passo uma conquista para o desenvolvimento da criança. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo em questão tem como tema Atendimento Educacional Especializado: cada passo é uma conquista para o desenvolvimento da criança. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca do Atendimento Educacional Especializado e sua operacionalização nas escolas e como as mesmas vêm trabalhando e contribuindo para o desenvolvimento da criança seja ele físico, psicológico, intelectual e social e analisar os documentos que conduzem a educação especial. Inicialmente, serão apresentadas as concepções sobre os aspectos históricos das políticas públicas que regem a Educação Especial dos anos 1980 até os dias atuais, o que permite uma reflexão sobre como Atendimento Educacional Especializado (AEE) vem se desenvolvendo. Num segundo momento, será apresentado como o Atendimento Educacional Especializado e a Educação Especial vêm contribuindo para o desenvolvimento das crianças com deficiência, com embasamento teórico em Brasil (2008). Num terceiro momento, será apresentada uma análise investigativa descrevendo de que forma o atendimento educacional especializado vem contribuindo no cotidiano das crianças e quais as práticas educativas utilizadas pelos educadores para que o desenvolvimento das mesmas aconteça, recorrendo às contribuições de Alves, (2006), Baptista (2011) e Ropoli (2010). Para realização dessa pesquisa foram utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e de campo, através da aplicação de um questionário junto as educadoras das sala do AEE. Os resultados da pesquisa trarão os relatos dos educadores sobre o conhecimento pedagógico das crianças e o desenvolvimento das diversas fases de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Débora Regina Fernandes Benicio | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Atendimento educacional especializado: cada passo uma conquista para o desenvolvimento da criança | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sharllyne Mabbelly Laurindo da Silva Xavier.pdf | Sharllyne Mabbelly Laurindo da Silva Xavier | 612.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.