Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12634
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jordânia Carneiro da | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-06T19:45:19Z | - |
dc.date.available | 2017-03-06T19:45:19Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12634 | - |
dc.description | SILVA, J. C. da. A mediação da gestão escolar na construção da Pedagogia de Projetos. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta uma discussão teórica em torno do conceito de modelo pedagógico para “A relação da gestão mediadora com a pedagogia de projetos”, abordando elementos epistemológicos, propõe-se uma revisão do conceito de gestão participativa e democrática ampliando para o construto de modelo pedagógico em que todos os membros de forma coletiva têm um ideal comum para o ambiente educacional. Esta discussão teórica constitui-se a base para a construção de um objeto de aprendizagem estimular os participantes de todos os segmentos da escola para se envolverem na realização dos projetos escolares, pois contribuem para a melhoria da escola, promoção da aprendizagem e formação crítico-social dos alunos (LUCK, 2009). Este estudo apresenta uma metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso. O campo de pesquisa ocorreu no Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho, os sujeitos da pesquisa foram os gestores e a equipe pedagógica da escola. A pesquisa foi desenvolvida a partir de estudos teóricos sobre a gestão educacional e pedagogia de projetos, observação do cotidiano escolar e das atividades com a pedagogia de projetos realizada na instituição; e para finalizar, a aplicação de questionários para identificar como acontece a parceria da gestão na realização dos projetos na escola e qual sua contribuição para realização desta prática. Este estudo da relação com a pedagogia de projetos e a gestão escolar contribui para aquisição de conhecimentos, observando o cotidiano escolar, o processo de aprendizagem, e a gestão escolar. Para discussão destas temáticas nos subsidiamos para discutir as questões que envolvem a Gestão Educacional, Luck (2008; 2009), Oliveira (1999), Lúcia, (1998); para os aspectos relativos à Pedagogia de Projetos, Antunes (2010), Martins (2013). Esperamos que essa pesquisa venha promover reflexões para enfrentar os desafios dos profissionais e aos envolvidos e somente através de trocas de experiências de cada um dos envolvidos que se constrói o conhecimento, levando os educandos a pensarem, e assim tornam-se cidadãos críticos e que poderá contribuir para uma sociedade vindoura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia de Projetos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A mediação da gestão escolar na construção da Pedagogia de Projetos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jordânia Carneiro da Silva.pdf | Jordânia Carneiro da Silva | 389.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.