Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12644
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Rosa Suzana Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-06T20:36:12Z | - |
dc.date.available | 2017-03-06T20:36:12Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12644 | - |
dc.description | BRITO, R. S. A. de. O ensino de geografia e a formação do professor iniciante. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de geografia possui um papel essencial para a formação do cidadão, uma vez que ele abre um leque de possibilidades para que o aluno compreenda o meio social no qual está inserido e amplie seu senso crítico diante das mais variadas situações colocada pela sociedade. Portanto, dada a importância do ensino de geografia temos como objetivo geral: Analisar o ensino de geografia e a formação do professor iniciante. Temos como objetivos específicos: resgatar a história da geografia escolar, desde o Brasil colônia, se é que podemos nos referir dessa maneira, tendo-se em vista que a geografia só irá ser considerada uma disciplina a partir do século XIX; discutir as dificuldades da prática docente; reunir reflexões sobre o ensino de geografia na escola básica. Entendemos que práxis do professor deve ser algo extremamente planejada, com objetivos claros e específicos. Desta maneira, a formação do professor é algo essencial para que haja um ensino de qualidade, que busque formar cidadãos, reflexivos e conscientes. Consequentemente, é indispensável que com as novas exigências do Projeto Curricular dos Cursos de Licenciatura em Geografia as disciplinas da pedagogia seja mais valorizada. Dentre estas disciplinas, destacamos o Estágio Supervisionado, pois ele permite que o aluno faça um elo entre a teoria estudada na universidade e a realidade vivenciada no seu futuro ambiente de trabalho. Destacamos ainda, que a ação mais importante do poder público é a valorização do professor enquanto elemento essencial para a formação do cidadão crítico e responsável pela sociedade em que vive. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Formação do Professor | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.title | O ensino de geografia e a formação do professor iniciante | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rosa Suzana Alves de Brito.pdf | Rosa Suzana Alves de Brito | 394.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.