Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1268
Título: Jackson do Pandeiro e o Vox Gaudium: proposta metodológica sócio-educativa em Gurinhém - PB, articulando as leis 10.639/03 e 11.769/08
Autor(es): Galdino, Flaviana Barbosa
Palavras-chave: Educação musical
Educação afrodescendente
Jackson do Pandeiro
Data do documento: 25-Jul-2013
Resumo: A música está presente em todas as culturas e suas formas de manifestações são diversificadas conforme o momento histórico e o espaço social. Isso só acontece porque a música faz parte da cultura humana presente nas mais diversas atividades cotidianas. Ela está em casa, na escola, na rua, na festa, no encontro religioso, no carro, nas reuniões entre amigos e por vezes no seu trabalho. Assim falar de música é o mesmo que falar da própria vida. As relações entre a Música e as diversas disciplinas escolares assumem um papel cada vez mais desafiador, demando a emergência de novos saberes para aprender como interligar os processos educacionais com os processos sociais. A aquisição do conhecimento e o aprender só acontecem da construção a interação, o professor tem que desenvolver conteúdos significativos e integrar ao trabalho em sala de aula para estimular situações desafiadoras, que pressupõem interações com os alunos e deles entre si e com o conhecimento. O ensino escolar requer uma ação pedagógica voltada para o desenvolvimento integral do aluno, procurando desenvolver cidadãos críticos que tenham possibilidades de apropriar-se de sua realidade e transformá-la construtivamente. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho acadêmico é contribuir através da análise do suporte teórico e do relato de experiência com os alunos do Projeto Musical Vox Gaudium (A Voz da Alegria) “Uma expressão de Vida” com recorte sobre o Tributo a Jackson do Pandeiro, da cidade de Gurinhém/PB, apoiado pela Prefeitura Municipal, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e desenvolvido pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), indicando múltiplas manifestações musicais e culturais como possibilidades de aplicabilidade das leis: 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afrobrasileira e Africana; e a 11.769/08, sobre a inclusão da música no currículo Escolar da Educação Básica. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso desenvolvido durante a execução da produção musical com os alunos, sobre a história e música do cantor e compositor paraibano Jackson do Pandeiro, intitulado: Tributo a Jackson do Pandeiro. Desse modo, conclui-se que a partir dos resultados obtidos pode-se perceber que os processos pelos quais uma cultura transmite seus conhecimentos são fundamentais para a caracterização de sua música. E refletir a existência na sociedade gurieense de estéticas musicais no uso e representações de sonoridades integradas a outras linguagens que expressam afro-descendência foi dar aos alunos negros e não negros e a comunidade no geral da cidade de Gurinhém/PB maior respeito para com sua história que também resulta uma maior inclusão social dos mesmos nesta sociedade.
Descrição: GALDINO, F. B. Jackson do Pandeiro e o Vox Gaudium: proposta metodológica sócio-educativa em Gurinhém - PB, articulando as leis 10.639/03 e 11.769/08. 2011. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1268
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flaviana Barbosa Galdino.pdfFlaviana Barbosa Galdino4.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.