Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12698
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tavares, Tássio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-07T19:21:10Z | - |
dc.date.available | 2017-03-07T19:21:10Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12698 | - |
dc.description | TAVARES, T. da S. Análise do ensino da geometria em turmas de mesmo ciclo de Ensino Fundamental II. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi desenvolvido com base em uma análise feita em turmas de nível fundamental II, neste caso as turmas escolhidas foram de oitavo ano de uma escola privada da cidade de Campina Grande-PB. O objetivo da pesquisa é analisar como os professores de matemática utilizam o cotidiano para ensinar geometria em sala de aula. A análise foi feita através de uma entrevista com o professor da disciplina de geometria dessas turmas, que durante um período estabelecido por ele, observou o desenvolvimento do aprendizado em diferentes turmas de oitavo ano, avaliando o desempenho dessas turmas na realização da atividade proposta, a mesma foi composta por um questionário sobre os conteúdos abordados durante as aulas de geometria. Durante esse período constatou-se que mesmo sendo turmas de mesmo ciclo o aprendizado não ocorria de forma padronizada, e na sua investigação ele pode notar que existia diversos fatores que contribuíam para que essa situação fosse constatada. Durante os dias em que o processo de análise foi feito os alunos demonstraram algumas dificuldades que segundo o professor são corriqueiras do dia a dia, tais como déficit de conteúdos e problemas cognitivos de aprendizagem que são naturais de algumas crianças devido ao bloqueio criado por elas mesmas, como por exemplo considerar a disciplina um “terror”. A entrevista foi feita ao professor e também a alguns alunos e as respostas deles foram analisadas e organizadas em gráficos. Apresentamos os resultados dessa análise de forma bem clara para que o leitor veja as diferentes opiniões sobre a geometria e como é a metodologia dos professores de matemática, nesse caso, de geometria. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Núbia do Nascimento Martins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Análise do ensino da geometria em turmas de mesmo ciclo de Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tássio da Silva Tavares.pdf | PDF - Tássio da Silva Tavares | 554.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.