Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1271
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Lidivânia de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-25T14:49:06Z | - |
dc.date.available | 2013-07-25T14:49:06Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1271 | - |
dc.description | ARAÚJO, L. de. F. Reflexões, desafios e possibilidades da brinquedoteca em diferentes contextos: a garantia do direito de brincar. 2011. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é discutir a importância da brinquedoteca em diversos contextos sociais, como espaço socializador e potencializador do desenvolvimento infantil. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico sobre a temática, bem como um breve apanhado histórico para compreender suas origens no mundo e no Brasil, por meio das reflexões de Cunha (1998, 2007), Almeida (2009), Kishimoto (2005) entre outros. Além disso, procuramos expor a importância do brincar na primeira infância e as diferentes fases do desenvolvimento infantil, pensando sobre as necessidades lúdicas relacionadas às diferentes faixas etárias a partir das ideias de Teixeira (2010), Vygotsky (1998), Piaget (1980) e outros. Simultaneamente, realizamos uma pesquisa de campo configurando um estudo de caso descritivo, com realização de entrevistas e observações de brinquedotecas existentes ou em construção em três creches da rede municipal de Guarabira-PB e em outros três espaços lúdicos públicos. Diante disso, verificamos que o espaço da brinquedoteca torna-se relevante, de fato, para garantir o direito que as crianças têm de brincar, permitindo o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, sociais, afetivas e motoras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosângela de Araújo Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Brinquedoteca | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.title | Reflexões, desafios e possibilidades da brinquedoteca em diferentes contextos: a garantia do direito de brincar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lidivânia de Freitas Araújo.pdf | Lidivânia de Freitas Araújo | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.