Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1274
Título: Gestão democrática na escola pública: um olhar sobre a participação popular
Autor(es): Pereira, Palmira Nunes
Palavras-chave: Gestão democrática
Autonomia
Educação
Data do documento: 25-Jul-2013
Resumo: A presente monografia tem como objetivo discorrer sobre o papel da gestão de políticas públicas voltadas para a educação. Trata-se de uma abordagem histórica e analítica fundamentada nos pressupostos teóricos de autores cuja linha de pensamento se relaciona em especial com a educação como fator de inserção social, e construtor de novos modelos de uma prática assertiva de envolvimento mútuo em gestão escolar democrática. A partir desses conceitos buscamos apreender e ao mesmo tempo estimular à análise crítica no sentido de se realizarem esforços por parte de coletivos de pesquisadores afim de atuar na mudança dessa realidade da educação brasileira. Outro aspecto que pretendemos destacar é a questão da construção de formas de participação de todos os segmentos da escola na gestão educacional. Para tal buscaremos exemplos de ações institucionalizadas que impliquem em participação, a exemplo do PPP (Projeto Político Pedagógico), pois estas podem contribuir para o avanço da cultura da participação, que resulta no desenvolvimento de melhorias no campo educacional. Enfatizamos no entanto que tais ações rumo a uma consolidação de um avanço no âmbito da gestão escolar não é um processo espontâneo e fácil, antes porém, está diretamente relacionado ao permanente esforço humano de participação e coletividade rumo a construção de uma educação de qualidade.
Descrição: PEREIRA, P. N. Gestão democrática na escola pública: um olhar sobre a participação popular. 2011. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1274
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Palmira Nunes Pereira.pdfPalmira Nunes Pereira311.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.