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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12766
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Rogelma Viveiros | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-10T21:47:06Z | - |
dc.date.available | 2017-03-10T21:47:06Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12766 | - |
dc.description | PEREIRA, R. V. A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva: uma análise dos aspectos referentes ao ensino superior. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo objetivou refletir sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE) em seus aspectos referentes ao ensino superior. Assim, o estudo apresentado tem como foco as ações desta política, e como estas estão sendo implementadas na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para que os seus estudantes com deficiência tenham seus direitos garantidos. Para tanto, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, com consulta ao site do Ministério da Educação e Cultura, artigos científicos, livros, leis, portarias, resoluções e principais documentos relativos ao tema, assim como a pesquisa documental, a partir de dados coletados junto a UFCG. Ao longo do estudo, foi constatado que são atendidos na Instituição um total de quatro estudantes com deficiência, dois deles no Campus Sede, e os demais no Campus de Souza, e patos contradizendo os dados do MEC que apontam 219 estudantes com deficiência matriculados em tal universidade. Quanto às ações preconizadas pela PNEE, observa-se que na UFCG estas se encontram na fase inicial com a realização de palestras e apoio aos estudantes identificados pela Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais. Constatou-se, ainda, que em maio de 2016, a Resolução nº 11/2016 criou o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e que, quanto à acessibilidade arquitetônica, estão sendo construídas rampas de acesso e a obra da praça de alimentação foi concluída. Enfim, foi possível confirmar que aos poucos as ações da PNEE, estão sendo implementadas atendendo aos estudantes com deficiência que chegam à Instituição. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Noalda Ramalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva: uma análise dos aspectos referentes ao ensino superior | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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