Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1277
Título: A construção projeto político pedagógico: um estudo de caso na Escola Municipal Fernando Cunha Lima
Autor(es): Gomes, Maria Gorett da Silva
Palavras-chave: Gestão escolar
Prática educativa
Projeto político pedagógico
Data do documento: 25-Jul-2013
Resumo: Este artigo foi elaborado a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvido após a realização de uma investigação científica na Escola Municipal Fernando Cunha Lima, localizada na zona rural do município de Guarabira/PB entre os meses de abril e maio de 2011. Esta investigação teve como objetivo verificar e existência do projeto político pedagógico na referida escola e suas implicações na prática educativa cotidiana da mesma. Sabendo que o Projeto Político Pedagógico é um que possibilitar a organização didática e pedagógica da escola, visando um processo educativo de qualidade tanto para os alunos quantos para as outras pessoas que fazem parte da escola, ele não pode ficar restrito ao papel ou formalismo técnico e legal devendo ser posto em prática, ganhando vida e formando vidas dentro do ambiente escolar. Por essa importância recorremos aos estudos de Betini (2005), Gandin (2006), Garcia (2006), Libâneo (2004), Marques (2003), Silva (1996), Vasconcelos (2002), Veiga (2001) e a LDB (1996), dentre outros estudos, como base teórica deste artigo. A investigação contou com procedimentos de observação na escola, no seu cotidiano e aos seus agentes além da colaboração da diretora da escola e de seus professores, o que possibilitou realizar um estudo de caso da realidade da escola frente ao projeto político pedagógico. Portanto, após as análises concluímos que mesmo a escola tendo este documento escrito no papel, muitas de suas ações não são postas na prática e não estão em consonância com a realidade do campo vivida pelos alunos. Outra conclusão que compromete a significatividade deste documento é o fato de que desde 2003, ano de sua formulação, ainda não foi reformulado ou reavaliado.
Descrição: GOMES, M. G. da. S. A construção projeto político pedagógico: um estudo de caso na Escola Municipal Fernando Cunha Lima. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1277
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Gorett da Silva Gomes.pdfMaria Gorett da Silva Gomes1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.