Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante Filho, Sergio Morais-
dc.date.accessioned2017-03-17T16:15:01Z-
dc.date.available2017-03-17T16:15:01Z-
dc.date.issued2016-10-21-
dc.identifier.other21. ed. CDD 371.334-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12876-
dc.descriptionCAVALCANTE FILHO, S. M. Formação docente para cultura digital: aprende-se com tecnologia e educa-se com tecnologia. 2016. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.pt_BR
dc.description.abstractAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ao passar do tempo tem proporcionado mudanças significativas no cotidiano das pessoas, pois se vivencia em tempos atuais a cultura digital. Logo, a educação, no sentido construtivista do conhecimento precisa acompanhar o progredir da sociedade e dos indivíduos, assim a informática educativa hoje é difundida e refletida. Nesta perspectiva o processo de ensino e de aprendizagem se faz com o auxílio das mídias digitais, bem como o professor, principal fomentador dessa concepção precisa em sua prática pedagógica utilizar os recursos digitais disponíveis a fim de propor novos métodos favorecendo a construção do conhecimento dos alunos mediada também por essas ferramentas. Relacionado a esta temática, o presente trabalho apresenta um estudo bibliográfico e uma pesquisa caracterizada como survey, realizada com três cursos de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nos campi de Campina Grande, Monteiro e Patos, todos no estado da Paraíba. Com o objetivo de investigar como está ocorrendo a formação do professor, sob a ótica da cy(i)berformação, e se os cursos da UEPB tem previsto em suas grades curriculares, práticas pedagógicas com as TDIC, proporcionando assim aos futuros licenciados habilidades técnicas para uma informática educativa. Primeiramente analisou-se os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de cada curso investigando os componentes curriculares e, posteriormente, para a coleta de dados da pesquisa utilizou-se um questionário formulado na plataforma SurveyMonkey, com um universo de dezesseis (16) alunos e oito (08) professores. Ao término ficou evidenciado que os cursos promovem uma cy(i)berformação, mesmo com a oferta de poucas disciplinas baseada em habilidades para a utilização de tecnologias na prática de ensino, entretanto a maioria dos alunos e professores investigados por meio do survey responderam que os PPC necessitam de alterações aspirando upgrades e mais componentes curriculares que proporcionem habilidades com os recursos digitais como ferramentas pedagógicas para o ensino e a aprendizagem. Desta forma apresentamos como resultado desta pesquisa uma análise curricular dos cursos de licenciatura em Matemática de três campi da UEPB, bem como a percepção de alunos e professores sobre a execução dos mesmos, visando confrontar o que se prevê no documento com a realidade em sala de aula no que diz respeito à cultura digital na formação de professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Pablo Roberto Fernandes de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCy(i)berformaçãopt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico de Cursopt_BR
dc.subjectInformática na Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessor de Matemáticapt_BR
dc.titleFormação docente para cultura digital: aprende-se com tecnologia e educa-se com tecnologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sergio Morais Cavalcante Filho.pdf20.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.