Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12876
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante Filho, Sergio Morais | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-17T16:15:01Z | - |
dc.date.available | 2017-03-17T16:15:01Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-21 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371.334 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12876 | - |
dc.description | CAVALCANTE FILHO, S. M. Formação docente para cultura digital: aprende-se com tecnologia e educa-se com tecnologia. 2016. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ao passar do tempo tem proporcionado mudanças significativas no cotidiano das pessoas, pois se vivencia em tempos atuais a cultura digital. Logo, a educação, no sentido construtivista do conhecimento precisa acompanhar o progredir da sociedade e dos indivíduos, assim a informática educativa hoje é difundida e refletida. Nesta perspectiva o processo de ensino e de aprendizagem se faz com o auxílio das mídias digitais, bem como o professor, principal fomentador dessa concepção precisa em sua prática pedagógica utilizar os recursos digitais disponíveis a fim de propor novos métodos favorecendo a construção do conhecimento dos alunos mediada também por essas ferramentas. Relacionado a esta temática, o presente trabalho apresenta um estudo bibliográfico e uma pesquisa caracterizada como survey, realizada com três cursos de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nos campi de Campina Grande, Monteiro e Patos, todos no estado da Paraíba. Com o objetivo de investigar como está ocorrendo a formação do professor, sob a ótica da cy(i)berformação, e se os cursos da UEPB tem previsto em suas grades curriculares, práticas pedagógicas com as TDIC, proporcionando assim aos futuros licenciados habilidades técnicas para uma informática educativa. Primeiramente analisou-se os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de cada curso investigando os componentes curriculares e, posteriormente, para a coleta de dados da pesquisa utilizou-se um questionário formulado na plataforma SurveyMonkey, com um universo de dezesseis (16) alunos e oito (08) professores. Ao término ficou evidenciado que os cursos promovem uma cy(i)berformação, mesmo com a oferta de poucas disciplinas baseada em habilidades para a utilização de tecnologias na prática de ensino, entretanto a maioria dos alunos e professores investigados por meio do survey responderam que os PPC necessitam de alterações aspirando upgrades e mais componentes curriculares que proporcionem habilidades com os recursos digitais como ferramentas pedagógicas para o ensino e a aprendizagem. Desta forma apresentamos como resultado desta pesquisa uma análise curricular dos cursos de licenciatura em Matemática de três campi da UEPB, bem como a percepção de alunos e professores sobre a execução dos mesmos, visando confrontar o que se prevê no documento com a realidade em sala de aula no que diz respeito à cultura digital na formação de professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Pablo Roberto Fernandes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cy(i)berformação | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico de Curso | pt_BR |
dc.subject | Informática na Educação | pt_BR |
dc.subject | Professor de Matemática | pt_BR |
dc.title | Formação docente para cultura digital: aprende-se com tecnologia e educa-se com tecnologia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sergio Morais Cavalcante Filho.pdf | 20.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.