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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12895
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vieira, Lília de França | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-17T16:34:48Z | - |
dc.date.available | 2017-03-17T16:34:48Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-19 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 320.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12895 | - |
dc.description | VIEIRA, L. F. Políticas Públicas Educacionais: análise da efetividade do Programa Mais Educação no sistema municipal de ensino na cidade de Patos - Paraíba. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo trata do tema políticas públicas educacionais, assunto relevante em um país como o Brasil, que possui altos índices de desigualdade social e poderia investir no nível educacional da população como estratégia para diminuí-la e para o crescimento do país, mas que em sua realidade enfrenta diversos problemas no setor educacional público. O estudo se mostra como um meio para enriquecer as discussões sobre a educação pública brasileira, tendo como principal objetivo analisar a efetividade do Programa Mais Educação no sistema municipal de ensino da cidade de Patos-Paraíba. O referido programa foi implementado na cidade entre os anos de 2011 e 2016, prevendo uma ampliação da jornada escolar dos alunos, com a finalidade de melhorar a qualidade da educação pública e diminuir desigualdades educacionais. Foram investigadas as etapas de implementação e avaliação da política pública para determinar sua efetividade. Para o alcance do objetivo foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo e descritivo, cuja coleta de dados se deu a partir de entrevistas com atores envolvidos no processo de implementação do programa, assim como, por meio de análises bibliográficas e documentais. Dessa maneira foi possível identificar alguns aspectos negativos e obstáculos enfrentados, se referindo principalmente à falta de estrutura física e humana para atingir a efetividade. Contudo, foi possível identificar que apesar das dificuldades, o programa mostrou ser uma alternativa pertinente, pois, por meio dele as escolas conseguiram diminuir desigualdades educacionais, reduzir taxas de evasão escolar e melhorar a educação regular dos alunos, gerando melhorias quantitativas e qualitativas apontando a efetividade do programa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ayalla Cândido Freire | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Programa Mais Educação | pt_BR |
dc.subject | Implementação de políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Efetividade de políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Políticas Públicas Educacionais: análise da efetividade do Programa Mais Educação no sistema municipal de ensino na cidade de Patos - Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 83 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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