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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima Júnior, Marco Antonio Peixoto de | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-20T21:57:34Z | - |
dc.date.available | 2017-03-20T21:57:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 629.04 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12910 | - |
dc.description | LIMA JÚNIOR, M. A. P. de. Transporte público de massa: o caso do município de Campina Grande-PB. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O transporte público de massas é o meio de locomoção primário da maioria dos cidadãos que residem em cidades de médio e grande porte, portanto, é considerado primordial para a mobilidade urbana, que se traduz na facilidade de deslocamento das pessoas e constitui fator decisivo para a ampliação do acesso a equipamentos de saúde, educação, lazer, entre outros. Nesse sentido, o objetivo do artigo foi apresentar a forma de funcionamento do sistema de transporte público de massa no município de Campina Grande, estado da Paraíba. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. As principais fontes de coleta de dados foram: artigos, dissertações e teses, além do site da Prefeitura Municipal de Campina Grande – PB, onde foram coletados dados relativos ao fenômeno ora abordado. O transporte público de massas, em foco, é gerenciado pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público – STTP, autarquia municipal de direito público; e os serviços a ele relacionados são prestados por empresas licitadas e que cobram uma taxa dos usuários. Os resultados indicam que o índice de motorização, no município em questão, apresentou um aumento significativo, nos últimos anos; tendo como consequência principal o congestionamentos do trânsito e, consequentemente, o atraso nos horários previstos pela empresa que administra os ônibus. Diante do exposto conclui-se que o Poder Público Local através do Plano de Mobilidade Urbana Municipal, tem priorizado ações como a implantação de BRS’s (Bus Rapid Service) e BRT’s (Bus Rapid Transit) de forma a priorizar o transporte público de massas nas vias urbanas, proporcionando uma atratividade ao usuário. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Gêuda Anazile da Costa Gonçalves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tranporte público | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Trânsito | pt_BR |
dc.subject | Plano de mobilidade | pt_BR |
dc.subject | Campina Grande-PB | pt_BR |
dc.title | Transporte público de massa: o caso do município de Campina Grande-PB | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 20 - TCC |
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