Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1292
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faustino, Josaiane Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2013-07-25T17:26:01Z | |
dc.date.available | 2013-07-25T17:26:01Z | |
dc.date.issued | 2013-07-25 | |
dc.identifier.other | CDD 372.5 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1292 | |
dc.description | FAUSTINO, J. C. Brinquedo: instrumento de aprendizagem. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo tem por finalidade investigar as contribuições do brinquedo na aprendizagem das crianças da Educação Infantil em uma escola do município de Sapé-PB, analisar de que forma o brinquedo está sendo utilizado pelas professoras e identificar as suas concepções sobre o uso do brinquedo no processo ensino-aprendizagem. Acreditamos que o brinquedo é um instrumento lúdico importante na ação pedagógica do professor e para o desenvolvimento da criança. É o elo entre a realidade infantil e a educação sistematizada que acontece efetivamente na sala de aula. Para Vygotsky (1998) e Leontiev (1998), o brinquedo está diretamente ligado à criança, contribuindo para o seu desenvolvimento, proporcionando seu progresso cognitivo, onde a criança se envolve com a realidade, adquiri experiências e troca saberes por meio da comunicação. Neste sentido, é necessário utilizar pedagogicamente o brinquedo de modo a trazer a ludicidade para a sala de aula e direcionar o brincar da criança, visto que, por meio do brinquedo a aprendizagem acontece de maneira satisfatória. A pesquisa tem caráter qualitativo e é um estudo de caso. O seu encaminhamento metodológico deu-se através de observações e entrevistas com duas professoras da Educação Infantil. Os resultados revelaram o uso do brinquedo na sala de aula como instrumento de aprendizagem, sendo este recurso didático para a construção de novos conhecimentos e a solidificação de saberes existente, mas também como forma de lazer e ocupação nas horas vagas das crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Héllida Alcântara Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Brinquedo | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Brinquedo: instrumento de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josaiane Cardoso Faustino.pdf | Josaiane Cardoso Faustino | 815.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.