Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1294
Título: Um estudo sobre saúde e segurança no trabalho na empresa Vão Livre Estruturas Metálicas Ltda
Autor(es): Lima, Carla da Silva
Palavras-chave: Gestão de Pessoas
Segurança do Trabalho
Saúde e Segurança do Trabalho
Data do documento: 26-Jul-2013
Resumo: A Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de procedimentos dinâmicos e interativos, seus objetivos são estratégicos e seus processos são agregar, aplicar, recompensar, manter, desenvolver e monitorar pessoas. Os processos de manter pessoas são utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. A Saúde do Trabalho está relacionada a prever acidentes analisando suas ocorrências e trabalhando no sentido de reduzir ou eliminar riscos acidentais ou doenças ocupacionais. O compromisso da Segurança do Trabalho é manter e assegurar que a estrutura da organização e os procedimentos executados durante a jornada de trabalho estejam corretos. A Saúde e Segurança do Trabalho consiste na prevenção de doenças e acidentes relacionados com o trabalho. Dentro desta perspectiva este trabalho teve como objetivo principal analisar a Saúde e Segurança no Trabalho na percepção dos colaboradores do setor produtivo da empresa Vão Livre Estruturas Metálicas Ltda. através das variáveis condições ambientais, acidentes de trabalho e prevenção, redução e eliminação das causas acidentais. Para atingir o objetivo proposto foram desenvolvidas pesquisas do tipo exploratória, descritiva, estudo de caso, de campo e bibliográfica. Os resultados demonstraram que os funcionários do setor produtivo estão satisfeitos com as condições ambientais de iluminação, ventilação, ruídos, proteção individual e jornada de trabalho. No que se refere à incidência de acidentes e afastamentos verificou-se que a maioria discordou em ter sofrido acidente e conseqüentemente ter sido afastado pelo mesmo, o que revela uma situação favorável. Quanto à atuação da empresa referente a treinamento e fiscalização na utilização dos equipamentos de Segurança no Trabalho a pesquisa demonstrou que atende as expectativas dos funcionários.
Descrição: LIMA, C. da S. Um estudo sobre saúde e segurança no trabalho na empresa Vão Livre Estruturas Metálicas Ltda. 2012. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1294
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla da Silva Lima.pdfCarla da Silva Lima2.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.