Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12960
Título: Fatores que influenciam na compra de veículos novos da Dão Silveira Motors Ltda
Autor(es): Pinto, Josivânia Gonçalves
Palavras-chave: Comportamento do cliente
Fatores de influencia
Decisão de compra
Consumidor
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: Entende-se comportamento do consumidor como sendo a investigação das atividades diretamente envolvidas em obter, consumir e dispor de produtos e serviços, incluindo os processos decisórios que antecedem e sucedem estas ações. Assim, as organizações deverão atrair, manter e satisfazer clientes, considerando que o cliente satisfeito irá ampliar grandemente a sua lucratividade e competitividade. Nesse contexto, este artigo teve como objetivo identificar quais os fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor de veículos da concessionária Dão Silveira Motors Ltda,, em Campina Grande – PB. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada a metodologia, baseada em pesquisas exploratória, descritiva, bibliográfica, de campo, estudo de caso, qualitativa e quantitativa envolvendo uma amostra de 150 clientes da Dão Silveira Motors Ltda. As dimensões da pesquisa foram: os fatores culturais (cultura, subcultura e classes sociais); sociais (grupo de referência, família e papeis e status); pessoais (idade e estágio do ciclo de vida, ocupação, condições econômicas, estilo de vida e personalidade); psicológico (percepção, aprendizagem, memória, crenças e atitudes). O instrumento utilizado foi um questionário com 15 (quinze) perguntas objetivas, sendo uma assertiva para cada variável, que foram mensuradas através de três categorias adaptadas da escala Likert, quais sejam: concordância, neutralidade e discordância. Nos resultados obtidos, a maioria concordou que todos os fatores trabalhados influenciam o comportamento do consumidor, destacando-se como mais relevantes, os fatores pessoais; e como menos importantes, os culturais.
Descrição: PINTO, J. G. Fatores que influenciam na compra de veículos novos da Dão Silveira Motors Ltda. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12960
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josivânia Gonçalves Pinto.pdf523.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.