Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12967
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jailson Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-22T20:08:30Z | - |
dc.date.available | 2017-03-22T20:08:30Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 791.437 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12967 | - |
dc.description | SILVA, J. P. da. Da página à tela: o grotesco e o sublime no romance e na adaptação fílmica de Dorian Gray. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar o grotesco e o sublime no romance O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, publicado em 1890, e na adaptação fílmica homônima, de Oliver Parker (2009). Realizamos uma pesquisa bibliográfica nos campos da teoria da literatura e cinema, e observamos categorias estéticas que surgiram na antiguidade clássica, passando pelas artes plásticas e transitando pela literatura do século XIX, contribuindo de certa forma para a esfera artística e visual do século XXI. Tais categorias se encontram articuladas dentro do Romantismo Europeu do século XIX, quando Victor Hugo, Wolfgang Kayser, entre outros estudiosos, mostraram as discussões críticas e filosóficas sobre ambas as estéticas; somos subsidiados também pelo conceito de feio e belo suscitados por Umberto Eco. Portanto, nossa pesquisa observa as aproximações da narrativa verbal e não verbal, identificando o grotesco e o sublime num diálogo do texto à tela que envolve a caracterização, adaptação, tradução e transposição da personagem Dorian Gray, mostramos que tais categorias oferecem a subjetividade necessária, importante para a adaptação fílmica. Para tanto, temos como suporte os estudos de Hutcheon (2011), Pellegrini (2003), Stam (2006), Kayser (2010), Sodré (2014), Martin (2007), Hugo (2005), Bakhtin (2000), dentre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosângela Neres Araújo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura e cinema | pt_BR |
dc.subject | Grotesco e sublime | pt_BR |
dc.subject | Dorian Gray | pt_BR |
dc.title | Da página à tela: o grotesco e o sublime no romance e na adaptação fílmica de Dorian Gray | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jailson Pereira da Silva.pdf | Jailson Pereira da Silva | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.