Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1303
Título: Análise de recrutamento e seleção de pessoas: um estudo comparativo nas empresas Carreiro e Coroa - Patos - PB
Autor(es): Souto, Layanne da Conceição Menezes de
Palavras-chave: Recrutamento
Seleção
Processos
Agregar
Empresa
Data do documento: 26-Jul-2013
Resumo: Com a modernização e o processo global, o emprego está apresentando um novo e diferente perfil. As organizações estão sempre agregando novas pessoas, seja para substituir ou para ampliar seu quadro de funcionários em épocas de crescimento e expansão. Dessa maneira, é de extrema importância que as pessoas se capacitem para ocupar o perfil requerido pelas organizações atualmente. O recrutamento e a seleção são importantes em uma época em que atrair talentos e contratar os profissionais certos para cada posição é parte essencial na estratégia de negócios das organizações. O profissional selecionado deve conhecer o mercado em que a empresa atua e a história da organização onde trabalha, o que proporcionará alcançar com êxito sua função e o sucesso organizacional. Dessa forma, o presente trabalho tratou sobre o seguinte tema: “análise de recrutamento e seleção de pessoas: um estudo comparativo nas empresas Carreiro e Coroa - Patos - PB”, com o intuito de analisar a eficácia do processo de recrutamento e seleção de pessoas das empresas Carreiro e Coroa. Para tal, fez-se o uso da pesquisa descritiva. O procedimento metodológico escolhido foi o estudo de caso, na qual duas empresas foram estudadas e as informações foram coletadas por meio de uma entrevista e de um questionário, totalizando 29 questões, aplicados com o gerente administrativo de cada uma das empresas. Foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin para o estudo dos dados. Os resultados demonstraram que ambas as empresas utilizam mais o recrutamento interno e consideram-no como sendo o mais eficiente entre todas as formas de recrutar pessoas. As duas empresas apresentaram distinções em seus processos de seleção, onde na Carreiro todas as técnicas de seleção são utilizadas, enquanto que a Coroa não utiliza um procedimento formal, porém a entrevista é a técnica prioritária para ambas. Por fim, concluiu-se que as empresas Carreiro e Coroa utilizam em ampla maioria o recrutamento interno em detrimento às outras formas de recrutamento, mostrando que a preferência das mesmas é desenvolver os seus funcionários para posteriormente terem ascensão dentro delas, tendo ponto forte a agilidade no processo de agregar pessoas e como ponto fraco a burocratização do mesmo.
Descrição: SOUTO, L. da C. M. de. Análise de recrutamento e seleção de pessoas: um estudo comparativo nas empresas Carreiro e Coroa - Patos - PB. 2012. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1303
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Layanne da Conceição Menezes de Souto.pdfLayanne da Conceição Menezes de Souto815.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.