Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13051
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Joana Medeiros de | |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T19:44:40Z | - |
dc.date.available | 2017-03-24T19:44:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-14 | |
dc.identifier.other | CDD 371.201 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9544 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13051 | - |
dc.description | ANDRADE, Joana Medeiros de. A gestão democrática e participativa sob a ótica do gestor escolar. 2015. 48f. Monografia (Especialização em Gestão Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como discussão o processo evolutivo e as reformas da administração escolar acontecidas nos últimos anos, influenciada inicialmente pelas teorias da administração por um longo período. Porém, com as mudanças políticas, econômicas, tecnológicas, sociais e culturais surge uma nova visão em administrar as organizações, nomeada de gestão. No Brasil a gestão pública se consolida com a adoção do sistema de governo democrático a qual se buscou a participação da sociedade, descentralização de poder e transparências nos serviços prestados, materializando a gestão democrática e participativa que abrangeu a educação redimensionando a gestão escolar e do gestor escolar. Portanto o objetivo do trabalho é avaliar o impacto da nova gestão democrática na educação sob a ótica do gestor escolar. A metodologia utilizada foi descritiva e exploratória com abordagem qualitativa por meio de questionário. A partir da análise dos resultados pode-se constatar com a vivência dos gestores a efetividade da gestão democrática na escola, apesar de ainda existirem educadores e funcionários de resistirem os métodos de atuação do gestor escolar. Concluímos a relevância e as melhorias que a gestão democrática e participativa trouxe para a escola pública na autonomia pedagógica e administrativa como na qualidade da educação do ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sonia Maria Lira Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | A gestão democrática e participativa sob a ótica do gestor escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - GOP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joana Medeiros de Andrade.pdf | PDF - Joana Medeiros de Andrade | 978.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.