Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1306
Título: Marketing pessoal: um estudo com professores de cursinho pré-vestibular da cidade de Patos - PB
Autor(es): Costa Filho, José Willames Pereira da
Palavras-chave: Marketing pessoal
Professor
Cursinho
Data do documento: 26-Jul-2013
Resumo: O Marketing pessoal é praticado no decurso de todo o dia, a maneira de com que as pessoas se vestem, se comunicam, seu ciclo social, tudo está relacionado ao marketing pessoal. E o professor, assim como outros profissionais, vem fazendo usufruto de estratégias do marketing pessoal, na busca de ocupar um lugar de destaque no mercado de trabalho. O presente estudo objetivou verificar se os professores de cursinho pré-vestibular da cidade de Patos-PB estão conscientes da importância do marketing pessoal no seu campo de trabalho. Além de descrever as estratégias e materiais utilizados por estes profissionais, este trabalho se propõe também, a examinar o nível de formação dos profissionais atuantes na área e a preocupação com a concorrência. Para isso, 20 professores de dois cursinhos pré-vestibulares da cidade de Patos-PB da rede privada, responderam um questionário contendo 18 questões sobre a formação de cada professor, média salarial, capacitação, recursos e estratégias metodológicas, importância e manutenção da aparência física e utilização do marketing pessoal. Do total de professores participantes, 60% relataram não temer a concorrência e 45% deles não estão em processo de capacitação no momento. Com relação ao seu principal instrumento de trabalho, a voz, 20% dos professores assinalaram que gritam ás vezes, porém a grande maioria 80% afirmou nunca gritar por achar uma conduta inadequada. Por fim, 95% dos participantes responderam que acreditavam que o marketing pessoal trazia algum benefício na carreira profissional e que, como professor, eles deveriam estar buscando sempre melhorar. Com isso, conclui-se que mesmo sem ter conhecimentos acerca do que seria marketing pessoal, ou tendo somente noções introdutórias acerca do assunto os entrevistados já faziam uso de estratégias do marketing pessoal, além de estarem atentos aos avanços tecnológicos na procura de fazer com as aulas dos cursinhos da cidade de Patos-PB sejam cada vez mais dinâmicas e interativas.
Descrição: COSTA FILHO, J. W. P. da. Marketing pessoal: um estudo com professores de cursinho pré-vestibular da cidade de Patos - PB. 2012. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)-Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1306
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Willames Pereira da Costa Filho.pdfJosé Willames Pereira da Costa Filho500.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.