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dc.contributor.authorFrança, Roberta Moreira
dc.date.accessioned2017-03-24T20:19:59Z-
dc.date.available2017-03-24T20:19:59Z-
dc.date.issued2015-03-25
dc.identifier.otherCDD 362.1
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9208
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13111-
dc.descriptionFRANÇA, Roberta Moreira. Avaliação do desempenho dos alunos de graduação na área de saúde da UFPB no estágio regional interprofissional como promotores de saúde pública. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO Estágio Regional Interprofissional (ERIP) no Sistema Único de Saúde (SUS) é uma atividade curricular obrigatória dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia). O ERIP está se propondo adotar um modelo de atenção à saúde voltada para a metodologia da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e está sendo desenvolvido em seis municípios da Paraíba conveniados com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo deste estudo foi verificar a opinião dos acadêmicos do ERIP em relação à sua prontidão, aptidão e condições de trabalho nos municípios conveniados com a UFPB. Foram analisados 85 relatórios finais dos últimos 2 anos com relação as suas atividades coletivas interprofissionais e específicas de cada área de atuação, escrito por 680 alunos que concluíram o ERIP. Como resultado, pode-se observar um total de 1.764 atividades desenvolvidas num período de 2 anos (2013-2014) nos municípios contemplados. Dentre as atividades, 732 (41,5%) foram coletivas e as atividades específicas dos cursos da área de saúde foram: 369 (20,9%) de Enfermagem, 285 (16,1%) de Odontologia, 187 (10,6%) de Farmácia, 112 (6,4%) de Nutrição e 79 (4,5%) de Fisioterapia, totalizando 1.032 (59%). Dentro das atividades coletivas destacam-se as Atividades Educativas em Escolas e Creches (20,9%), seguido das Atividades no CAPS (18%) e das Atividades Educativas na Sala de Espera (16,4%) e participação dos alunos nos Programas de Rádio (14,2%). Observa-se que a cidade com maior quantidade de atividades coletivas foi o Conde (33,2%), seguida de Belém (17,6%). As cidades que os alunos mais realizaram atividades específicas foram: Belém (274), Conde (205) e Cabedelo (202). Pode se concluir que no ERIP alunos de graduação na área de saúde da UFPB encontram a possibilidade de vivenciar os princípios e diretrizes do SUS e contribuem como promotores de saúde com serviços prestados nos Municípios contemplados através das atividades coletivas e específicas da equipe. O ERIP possibilita uma visão crítico reflexiva sobre o papel de sua profissão no SUS, no entanto não parece apresentar-se como um estímulo a ingressar no serviço público.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Alyne da Silva Portela.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio rural interprofissionalpt_BR
dc.subjectRede de serviços de saúdept_BR
dc.subjectIntegração ensino e serviçopt_BR
dc.titleAvaliação do desempenho dos alunos de graduação na área de saúde da UFPB no estágio regional interprofissional como promotores de saúde públicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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