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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13129
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Limeira, Francisco Ivison Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T20:20:15Z | - |
dc.date.available | 2017-03-24T20:20:15Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-21 | |
dc.identifier.other | CDD 617.6 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12037 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13129 | - |
dc.description | LIMEIRA, Francisco Ivison Rodrigues. Ensino de gestão nos cursos de graduação em odontologia no Brasil. 2015. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivos: Traçar um perfil do ensino de gestão pelos cursos de graduação em odontologia no Brasil. Metodologia: Estudo descritivo, baseado em consultas de dados secundários. A amostra foi composta por 221 Instituições de Ensino Superior (IES), que possuem cursos graduação em Odontologia, todos cadastrados no Conselho Federal de Odontologia. A coleta ocorreu a partir de consultas ao site de cada IES, onde foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos de odontologia, observando a existência de disciplinas que abordassem o ensino de gestão, e quando presentes, foram colhidas informações acerca de como as mesmas eram estruturadas, tais como: natureza da disciplina; semestre de oferta; carga horária; metodologia utilizada; e principais nomenclaturas da disciplina. Resultados: Dos 221 cursos de graduação em odontologia analisados, a minoria oferta em suas matrizes curriculares disciplinas que abordem o ensino de gestão (28,50%). Quando oferecidas, a maioria das disciplinas é de natureza obrigatória (74,60%), geralmente concentradas nos últimos semestres (8° e 9°, com frequência de 26,98% e 25,39%, respectivamente), com cargas horárias geralmente variando entre 31 e 60 horas de aulas (79,36%) e na maior parte com metodologias que utilizam apenas aulas teóricas (60,31%). Conclusão: Pode-se concluir que a formação do cirurgião-dentista no Brasil no campo da gestão não é satisfatória, fazendo-se necessária uma reestruturação das matrizes curriculares, com uma maior inserção de disciplinas que possam preparar o cirurgião-dentista para atuar de modo exitoso na área da gestão em saúde. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Deliane Macedo Farias de Sousa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Odontologia | pt_BR |
dc.subject | Gestão em saúde | pt_BR |
dc.subject | Administração de serviço de saúde | pt_BR |
dc.title | Ensino de gestão nos cursos de graduação em Odontologia no Brasil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD I - GS - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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