Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13133
Título: Assistência farmacêutica na atenção básica: histórico, realidade e percepções
Autor(es): Nogueira, Rômulo Guimarães
Palavras-chave: Avaliação em Saúde
Medicamentos
Assistência Farmacêutica
Data do documento: 8-Nov-2013
Resumo: A estruturação da Assistência Farmacêutica é um dos grandes desafios que se apresenta aos gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde, quer pelos recursos financeiros envolvidos como pela necessidade de aperfeiçoamento contínuo com busca de novas estratégias no seu gerenciamento. O objetivo desta monografia foi discutir os avanços e dificuldades para o estabelecimento da assistência farmacêutica no Brasil. O Estudo foi do tipo descritivo, com abordagem metodológica qualitativa. A revisão de literatura foi realizada através de levantamento bibliográfico por meio de ferramentas de busca na internet. A estrutura legislativa e regulatória de medicamentos que vem sendo implementada no Brasil nas últimas décadas pode ser considerada bastante abrangente. No entanto, estes avanços devem ser analisados de forma crítica, pois muitos ajustes ainda precisam ser feitos. Os estudos de avaliação revisados demonstraram que várias são as desordens na assistência farmacêutica, abrangendo dimensõespolíticas, administrativas, técnicas e culturais. Neste sentido, a avaliação da Assistência Farmacêutica é uma atividade que deve constar na rotina dos serviços de saúde no intuito de colaborar com o aperfeiçoamento da sua organização. No que diz respeito à dimensão organizacional, o constrangimento na autonomia da coordenação da assistência farmacêutica, e, sobretudo, a ausência do farmacêutico na operacionalização de atividades essenciais para a gestão da assistência farmacêutica limitam o âmbito de suas ações no SUS. As diversas percepções dos atores envolvidos na Assistência Farmacêutica demonstraram visões limitadas sobre sua importância na atenção a saúde.
Descrição: NOGUEIRA, Rômulo Guimarães. Assistência farmacêutica na atenção básica: histórico, realidade e percepções. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2271
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13133
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rômulo Guimarães Nogueira.pdfRômulo Guimarães Nogueira662.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.