Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1317
Título: Perfil de liderança das gestoras das equipes de Saúde da Família da cidade de Boa Ventura, Paraíba, na percepção dos colaboradores
Autor(es): Gomes, Sílvia Maria Alves
Palavras-chave: Liderança
Estilos de liderança
Colaboradores
Data do documento: 26-Jul-2013
Resumo: Tendo em vista a relevância do alcance de metas e objetivos para uma organização, destaca-se a importância de uma liderança eficaz que busque através das pessoas que trabalham nas organizações o êxito em seu processo administrativo. Nesse contexto, o papel do líder como motivador tornou-se sinônimo de colaboradores entusiasticamente comprometidos com objetivos identificados como sendo para o bem de todos os envolvidos: organização, líder e liderados. Nas organizações de saúde não acontece diferente, pois também são órgãos que através de pessoas executam suas atividades buscando sempre atingir objetivos. Com o intuito de identificar a partir da percepção dos colaboradores das Equipes de Saúde da Família o perfil de liderança das gestoras das Unidades Básicas de Saúde da cidade de Boa Ventura-PB, foram estabelecidos os objetivos a seguir: verificar os fatores predominantes no estilo de liderança das gestoras na perspectiva dos colaboradores, apontar a partir da percepção dos colaboradores das Equipes de Saúde o efeito do estilo de liderança na satisfação dos colaboradores, expor as características do perfil de liderança das gestoras que influenciam na motivação dos colaboradores. A metodologia empregada para alcançar tais objetivos deu-se por meio de uma pesquisa descritiva, a qual expõe características dos elementos pesquisados, e de uma pesquisa bibliográfica onde utilizou-se de material publicado em livros. Ainda fez-se uso de uma pesquisa de campo, na qual levantou-se dados através de questionário. Assim verificou-se que a liderança das gestoras das Unidades de Saúde caracterizou-se como sendo democrática, pois seus liderados participam e compartilham de decisões relacionadas à organização.
Descrição: GOMES, S. M. A. Perfil de liderança das gestoras das equipes de Saúde da Família da cidade de Boa Ventura, Paraíba, na percepção dos colaboradores. 2012. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Administração)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1317
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sílvia Maria Alves Gomes.pdfSílvia Maria Alves Gomes483.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.