Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1322
Título: A formação dos professores do ensino fundamental no município de Guarabira e aplicação da lei 10.639/03
Autor(es): Souza, Jackeline Santos Oliveira
Palavras-chave: Formação de professores
Afrodescendente
Lei 10.639/03
Data do documento: 26-Jul-2013
Resumo: Atualmente no Brasilnos deparamos com situações inaceitáveis de desigualdade racial, a qual é geradora de fortes críticas, porém essa realidade não é um tema apenas do presente, mas, provém de anos anteriores. A educação nesse contexto passa a ser um dos âmbitos onde o preconceito é mascarado; para alguns é usado como forma de alienação, para outros é condutor de fortes criticas, esta por sua vez vem acarretar mobilizações para modificar essa realidade que se faz tão presente em nossas escolas e no nosso meio. Diante disso, fez-se necessário a promoção de ações afirmativas.Neste artigo enfatizamos a lei 10.639/03 que dispõesobre a implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares, através do qual se busca o reconhecimento e valorização dos povos africanos e seus descendentes. Discutir sobre a educação dos afrodescendentes, sobretudo, como a escola trata esta questão é o nosso principal objetivo. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, na qual utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados aplicada a quatro professores de uma escola pública do município de Guarabira, e bibliográfica, baseadas em autores comoFlorestan Fernandes (1978), Nina Rodrigues (1977), Libâneo (1994), Silva (2010), entre outros. Até pouco tempo, esse não era um tema em discussão nas escolas e muitos professores dizem não estarem aptos para abordá-lo nas salas de aula. Como consequência, persistem o preconceito, discriminação e exclusão social na educação.
Descrição: SOUZA, J. S. O. A formação dos professores do ensino fundamental no município de Guarabira e aplicação da lei 10.639/03. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1322
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jackeline Santos Oliveira Souza.pdfJackeline Santos Oliveira Souza415.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.