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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13222
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gomes, Luzivone Lopes | |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T20:45:06Z | - |
dc.date.available | 2017-03-24T20:45:06Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-27 | |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2566 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13222 | - |
dc.description | GOMES, Luzivone Lopes. Informática Educacional: partilhando vivências do cotidiano escolar. 2011. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estamos inseridos numa sociedade cada vez mais tecnológica. No meio educacional, seja publico ou privado, o uso das tecnologias é uma realidade irreversível. Em todos os níveis da educação surgem novos paradigmas, novas formas de ensinar e aprender e, a escola, como espaço difusor do saber, necessita promover práticas educativas com múltiplos caminhos contextualizados e significativos para o aluno. Nessa perspectiva buscamos conhecer e discutir a prática pedagógica do professor com a utilização da Informática Educacional de uma escola da rede privada do agreste paraibano, que introduziu a informática ao seu contexto há quase vinte anos. Foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados entrevistas semi-estruturada com quatro (04) professores da Educação Infantil, cinco (05) professores do Ensino Fundamental – Séries Iniciais, nove (09) professores do Ensino Fundamental – Séries Finais e oito(08) professores do Ensino Médio, totalizando vinte e seis professores(26) professores; Coleta documental e Observação in loco. Pesquisa com abordagem qualitativa, de cunho descritivo interpretativo. A fundamentação teórica desse estudo alicerçou-se na contribuição dos autores: Levy(1998), Portal(2004), Moran (2000), Coscarelli(2006), Tardja(2005) e Valente(1998) que tratam e consideram as tecnologias na educação como grande aliado no desenvolvimento cognitivo, na prática inovadora do ensino e como recursos potencializadores de novos saberes. A pesquisa apontou que, apesar do tempo de implantação da informática na escola, a maioria, dos professores, ainda, não utiliza continuamente, a informática em seu fazer pedagógico, assim como não fazem uso potencial dos recursos disponíveis na escola. Foi possível verificar o uso da informática na prática pedagógica sob dois enfoques: A informática através da interação com o conhecimento de uma área específica (uso de software, atividades educativas e aula expositiva) e com a construção, produção e divulgação de conhecimentos mediados por projeto, este último enfoque deveria ser a prática mais adequada da Informática Educacional (recurso de apoio ao processo de ensino aprendizagem), no entanto ainda é a mais rara na escola pesquisa. Nesse sentido apontamos a necessidade da implantação de um projeto de formação permanente para os professores, com foco em projetos inovadores com o uso da Informática Educacional na prática pedagógica, o que agregaria melhores condições teórico/prática dos docentes para o uso das tecnologias em seu fazer pedagógico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: G. da S. Cordeiro Moita | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Informática - Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Informática educacional: partilhando vivências do cotidiano escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - ENTE - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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