Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13223
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRêgo, karla karina Abrantes
dc.date.accessioned2017-03-24T20:45:06Z-
dc.date.available2017-03-24T20:45:06Z-
dc.date.issued2013-11-27
dc.identifier.otherCDD 371.9
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2567
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13223-
dc.descriptionREGO, karla karina Abrantes. O facebook e a inclusão de deficientes intelectuais: uma experiência na APAE - CG. 2013. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractCom o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação, as pessoas com Deficiência Intelectual estão cada vez mais buscando a autonomia no ciberespaço e utilizando a Tecnologia Assistiva como aliada. Foi objetivo do estudo mostrar a utilização da rede social-Facebook, como ferramenta de comunicação e interação em relação a pessoa com Deficiência Intelectual, sendo elas alfabetizadas e em processo de conclusão da alfabetização. A presente pesquisa foi desenvolvida na APAE-CG, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Campina Grande, no período de dezembro de 2012 a abril de 2013. Teve como embasamento teórico autores como Edgar Morin (2003), Jean Piaget (1978), Paulo Freire (2000), além de documentos legais referentes a inclusão como LDB, Constituição Federal, Declaração de Salamanca, enfatizando que todo cidadão tem o direito de participar e ser inserido na inclusão digital. A importância deste trabalho reside em contextualizar as redes sociais, mas diretamente o Facebook, como mediador na comunicação para pessoas com Deficiência Intelectual, quebrando paradigmas e superando as limitações dos usuários pesquisados. Concluímos que envolver a sociedade na construção da cultura inclusiva é tarefa fundamental, a fim de que, todos os membros da comunidade possam acreditar e compreender as razões pelas quais todos devam ser igualmente valorizados e acima de tudo de se tornarem cidadãos ativos e participativos na sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lígia Pereira dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectDeficientept_BR
dc.titleO facebook e a inclusão de deficientes intelectuais: uma experiência na APAE - CGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:EAD - ENTE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Karina Abrantes Rêgo.pdfKarla Karina Abrantes Rêgo1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.