Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13223
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rêgo, karla karina Abrantes | |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T20:45:06Z | - |
dc.date.available | 2017-03-24T20:45:06Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-27 | |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2567 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13223 | - |
dc.description | REGO, karla karina Abrantes. O facebook e a inclusão de deficientes intelectuais: uma experiência na APAE - CG. 2013. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação, as pessoas com Deficiência Intelectual estão cada vez mais buscando a autonomia no ciberespaço e utilizando a Tecnologia Assistiva como aliada. Foi objetivo do estudo mostrar a utilização da rede social-Facebook, como ferramenta de comunicação e interação em relação a pessoa com Deficiência Intelectual, sendo elas alfabetizadas e em processo de conclusão da alfabetização. A presente pesquisa foi desenvolvida na APAE-CG, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Campina Grande, no período de dezembro de 2012 a abril de 2013. Teve como embasamento teórico autores como Edgar Morin (2003), Jean Piaget (1978), Paulo Freire (2000), além de documentos legais referentes a inclusão como LDB, Constituição Federal, Declaração de Salamanca, enfatizando que todo cidadão tem o direito de participar e ser inserido na inclusão digital. A importância deste trabalho reside em contextualizar as redes sociais, mas diretamente o Facebook, como mediador na comunicação para pessoas com Deficiência Intelectual, quebrando paradigmas e superando as limitações dos usuários pesquisados. Concluímos que envolver a sociedade na construção da cultura inclusiva é tarefa fundamental, a fim de que, todos os membros da comunidade possam acreditar e compreender as razões pelas quais todos devam ser igualmente valorizados e acima de tudo de se tornarem cidadãos ativos e participativos na sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lígia Pereira dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
dc.subject | Deficiente | pt_BR |
dc.title | O facebook e a inclusão de deficientes intelectuais: uma experiência na APAE - CG | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - ENTE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Karla Karina Abrantes Rêgo.pdf | Karla Karina Abrantes Rêgo | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.