Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rosemary dos Santos
dc.date.accessioned2017-03-24T20:45:08Z-
dc.date.available2017-03-24T20:45:08Z-
dc.date.issued2013-11-27
dc.identifier.otherCDD 371.33
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2572
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13224-
dc.descriptionSILVA, Rosemary dos Santos.Webquest: contribuição metodológica no processo de ensino e aprendizagem - um relato de experiência no ensino fundamental I. 2010. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.pt_BR
dc.description.abstractEste Estudo teve como objetivo inserir e analisar o uso da metodologia Webquest como percurso de pesquisa na Web no âmbito da minha prática pedagógica como recurso mediador no processo de ensino e aprendizagem das crianças do ensino Fundamental I. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação que implementou uma WebQuest a fim de orientar as atividades a serem realizadas em sala de aula. Foi desenvolvida em uma turma de 21 alunos do 2°ano de uma escola pública do Distrito de Galante na Paraíba e para tal, fez uso de computadores em sala de aula, através da variação da Webquest chamada de formato Lanquest por fazer uso de material off-line que promovem a motivação do estudante ao realizar pesquisas sem que o mesmo se disperse nas teias de informações ali disponíveis. Os alunos realizaram atividades de pesquisa sobre alimentação saudável com o auxílio de tarefas exibidas e orientadas em uma WebQuest, elaborada pela professora e explorada pelos alunos no laboratório de informática da escola. Todas as sessões foram observadas e registradas sistematicamente em um diário de campo para motivo de análise. Após a vivência da referida metodologia, entrevistou-se os estudantes, através da metodologia de grupo focal. Os dados indicam que a Webquest como possibilidade para a pesquisa escolar facilita o processo de busca e trato das informações encontradas na grande rede de computadores, pois são previamente vistas pelo professor e por conseqüência facilita a aquisição de conhecimentos dos alunos que utilizam informações úteis. Ressalta-se a importância da capacitação dos professores da rede pública de ensino da PB para a elaboração e utilização de metodologias que utilizem a Web como no caso as WebQuest’s no contexto de suas salas de aula de forma planejada e crítica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Lúcia Serafimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInformática - Educaçãopt_BR
dc.subjectSoftware Educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectWebquestpt_BR
dc.titleWebquest: contribuição metodológica no processo de ensino e aprendizagem - um relato de experiência no ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:EAD - ENTE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosemary dos Santos Silva.pdfRosemary dos Santos Silva949.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.