Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13233
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Candido, Vilma Mussilene de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T20:45:16Z | - |
dc.date.available | 2017-03-24T20:45:16Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-21 | |
dc.identifier.other | CDD 371.916 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3188 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13233 | - |
dc.description | CANDIDO, Vilma Mussilene de Araújo.“A fazenda” e a lógica matemática a tecnologia no processo de aprendizagem de crianças autistas. 2012. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ensinar as habilidades acadêmicas para pessoas com autismo é algo ainda pouco difundido e estudado no meio acadêmico, talvez porque a prioridade ainda seja para os comprometimentos mais visíveis, como a interação social, a comunicação e os comportamentos. No entanto, as habilidades acadêmicas precisam atingir esse público que, com o advento da inclusão escolar, passou a frequentar a escola regular e, cada vez mais, é exposto a conteúdos acadêmicos. Para tanto, é necessário estratégias de ensino adequadas às suas necessidades, visando à entrada desses sujeitos na escola, a permanência nela e seu progresso. O desenvolvimento de tecnologias para o ensino de habilidades acadêmicas vem auxiliando não só a crianças neurotípicas como também àquelas que apresentam alguma dificuldade educacional especial. Assim, este trabalho tenta colocar, através do software “A Fazenda” e de atividades escritas, o aluno autista frente a situações-problemas que estimulem a utilização e compreensão da ordenação e da inclusão de classes e relacionar conjunto e correspondência biunívoca, ou seja, entender que, para contar corretamente os objetos de alguma coleção, ela deve computar apenas uma vez cada objeto e verificar em quais momentos ele responde melhor, com o material impresso ou com a ajuda do software. Esses estudos foram realizados no decorrer de sete dias, com duas sessões diárias. Os resultados demonstraram que a aprendizagem das habilidades ensinadas foi acontecendo gradativamente, à medida que a intervenção ocorria, e que o software foi o responsável pelo bom desempenho nas atividades e por mais concentração do aluno. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | ORIENTADOR:Filomena Mª G. S. C. Moita | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial - Autista | pt_BR |
dc.subject | Educação Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title | “A fazenda” e a lógica matemática a tecnologia no processo de aprendizagem de crianças autistas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - ENTE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vilma Mussilene de Araújo Candido.pdf | Vilma Mussilene de Araújo Candido | 4.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.