Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1323
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Elivânia Justino | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-26T18:31:41Z | - |
dc.date.available | 2013-07-26T18:31:41Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 616.98 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1323 | - |
dc.description | RODRIGUES, E. J. O stress no cotidiano do professor: reflexão sobre duas experiências. 2011. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O stress é uma patologia muito freqüente nos dias atuais e atinge profissionais de diversas áreas de atuação. O professor não está livre dessa realidade, na verdade é um dos profissionais mais atingidos por esse mal devido ao alto grau de pressão e cobrança contínua depositados sobre ele durante sua atividade de ensino. Este estudo teve objetivo principal realizar uma discussão sobre o stress no cotidiano do professor a partir de um estudo de caso com um grupo de educadores de uma escola de Ensino Infantil e outro grupo de uma unidade escolar de Ensino Fundamental I. Para isso, esta pesquisa foi realizada em dois momentos distintos: o primeiro consistiu na investigação teórica, a partir das ideias de Lipp (2000, 2008) e Rosi (2003), entre outros. O segundo momento foi o estudo de caso em duas instituições diferentes: uma unidade de Ensino Pré-Escolar e uma escola de Ensino Fundamental I, ambos na cidade de Guarabira-PB. Para coleta de dados utilizamos como instrumentos um questionário, observação e entrevista. Os resultados demonstraram que o stress nas participantes das duas instituições está em fase de alerta e resistência. Verificou-se que o stress tem interferências do contexto social e pedagógico, sendo que na escola de Educação Infantil, tais interferências envolvem os problemas da estrutura física da escola investigada e a relação com os pais, que são inacessíveis ou indiferentes. Já na escola de Ensino Fundamental, o problema é a desobediência e o desinteresse dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosângela de Araújo Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Professor – stress | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de burnout | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O stress no cotidiano do professor: reflexão sobre duas experiências | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elivânia Justino Rodrigues.pdf | Elivânia Justino Rodrigues | 672.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.