Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13242
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rêgo, Eduardo Ernesto do | |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T20:45:25Z | - |
dc.date.available | 2017-03-24T20:45:25Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-05 | |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8763 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13242 | - |
dc.description | RÊGO, Eduardo Ernesto do. As TIC no ensino de Geografia: a utilização dos aplicativos Google Maps e Google Earth na elaboração de sugestões de aulas de campo no Ensino Médio. 2015. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias da informação e da comunicação - TIC têm transformado as esferas do espaço geográfico, em ciberespaços moldados pelo poder das redes técnicas. Gerando dessa forma impactos em todo o contexto da educação formal e repercutindo positivamente no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de geografia. Nesse contexto, o nosso trabalho tem como objetivo principal analisar a utilização das TIC no ensino de Geografia e destacar a aplicação do Google Maps e do Google Earth como ferramentas de apoio ao professor na realização de aulas de campo no ensino médio. No tocante à metodologia, inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca dos conceitos de TIC, estudo do meio, aula de campo, ensino e aprendizagem, ensino de geografia, e sobre a operacionalização dos aplicativos Google Maps e Google Earth. Após essa etapa, partimos para a elaboração de algumas sugestões de roteiros de campo na disciplina em questão, onde utilizamos os aplicativos destacados como meios auxiliares para a construção desses roteiros. Dessa forma, este trabalho é caracterizado como um estudo bibliográfico qualitativo que visa associar a importância das TIC no ensino de geografia e apresentar sugestões de aulas de campo elaboradas com o auxilio dos aplicativos Google Maps e Google Earth. O trabalho final apresenta-se estruturado da seguinte forma: Inicialmente, realizamos uma reflexão sobre as modificações proporcionadas pelas TIC na sociedade e no processo de ensino e aprendizagem, onde utilizamos os seguintes autores: Manuel Castells (1999), Milton Santos (2005), Wim Veen, & Ben Vrakking (2009) e Pierre Lévy (1999), José Moran (2013), Antonio Nóvoa (2007) e Regina Kawamura (1998). Em seguida, discutimos a aplicação das TIC no ensino de Geografia e no trabalho de campo, onde destacamos a importância das tecnologias para a realização de um ensino dinâmico e atrativo aos discentes nessa disciplina. Por fim, apresentamos algumas sugestões de roteiros de campo auxiliados pelos aplicativos Google Maps e Google Earth, explorando recortes do município de Boqueirão-PB, esses roteiros foram elaborados entre os meses de Setembro e Outubro de 2014. Esta ultima etapa da pesquisa também pode ser considerada como a parte dos resultados práticos da mesma. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Lúcia Serafim | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias na educação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Google Maps | pt_BR |
dc.subject | Google Earth | pt_BR |
dc.title | As TIC no ensino de Geografia: a utilização dos aplicativos Google Maps e Google Earth na elaboração de sugestões de aulas de campo no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - ENTE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - EDUARDO ERNESTO DO RÊGO.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.