Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13252
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leal, José Luciano Marculino | |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T20:45:43Z | - |
dc.date.available | 2017-03-24T20:45:43Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-09 | |
dc.identifier.other | CDD 801.95 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12509 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13252 | - |
dc.description | LEAL, José Luciano Marculino. Cinema e letramento literário: uma experiência com a produção do gênero biografia. 2015. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo, fruto do aprofundamento do trabalho de pesquisa realizado na graduação, (re) investigou o processo de letramento literário mediado pela mídia „cinema‟ nas aulas de língua inglesa e, como tal, partiu das seguintes questões-problema: i) Qual a contribuição do cinema para a promoção da leitura, a discussão de textos literários e para a reflexão e o desenvolvimento da escrita reflexiva do/a aluno/a? ii) Como ocorreu o processo de letramento literário, nas aulas de Língua Inglesa, em uma escola pública?; iii) Qual a concepção que os/as estudantes revelam sobre o gênero „biografia‟ produzido nas aulas? Para responder a essas questões, desenvolvemos uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, que examinou o processo de letramento literário e a produção das biografias de duas estudantes de língua inglesa, mediado pelo instrumento didático „cinema‟, tomando como base a vida e a obra da escritora inglesa Jane Austen. Nesse sentido, identificamos um plano geral, os tipos de discurso e os temas que compõem as biografias produzidas pelas alunas; caracterizamos as três dimensões - conteúdo, forma e função - presentes nas biografias elaboradas por elas para, enfim, podermos perceber a eficácia do trabalho com a mídia „cinema‟ nas salas de aula de Língua Inglesa, no Ensino Fundamental II, especificamente do 9º ano de uma escola pública, localizada no município de Campina Grande-PB. No que concerne ao aparato teórico, ancoramo-nos em Bronckart (1999), Napolitano (2009), Schneuwly e Dolz (1991), entre outros/as. Os resultados da pesquisa, no primeiro momento, apontam que as participantes, apesar de, em suas produções textuais, apresentarem inadequações relativas à forma do texto, conseguiram atingir os aspectos essenciais que caracterizam o texto biográfico, utilizando uma linguagem adequada ao gênero proposto. No segundo momento (na especialização), aprofundamos a reflexão sobre o material empírico e percebemos que o cinema, como ferramenta metodológica, foi uma escolha acertada que potencializou a obtenção dos resultados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cecília Telma Alves Pontes de Queiroz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Jane Austen | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo sociodisscursivo | pt_BR |
dc.subject | Biografia | pt_BR |
dc.title | Cinema e letramento literário: uma experiência com a produção do gênero biografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - ENTE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - JOSÉ LUCIANO MARCULINO LEAL.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.