Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeal, José Luciano Marculino
dc.date.accessioned2017-03-24T20:45:43Z-
dc.date.available2017-03-24T20:45:43Z-
dc.date.issued2015-09-09
dc.identifier.otherCDD 801.95
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12509
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13252-
dc.descriptionLEAL, José Luciano Marculino. Cinema e letramento literário: uma experiência com a produção do gênero biografia. 2015. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo, fruto do aprofundamento do trabalho de pesquisa realizado na graduação, (re) investigou o processo de letramento literário mediado pela mídia „cinema‟ nas aulas de língua inglesa e, como tal, partiu das seguintes questões-problema: i) Qual a contribuição do cinema para a promoção da leitura, a discussão de textos literários e para a reflexão e o desenvolvimento da escrita reflexiva do/a aluno/a? ii) Como ocorreu o processo de letramento literário, nas aulas de Língua Inglesa, em uma escola pública?; iii) Qual a concepção que os/as estudantes revelam sobre o gênero „biografia‟ produzido nas aulas? Para responder a essas questões, desenvolvemos uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, que examinou o processo de letramento literário e a produção das biografias de duas estudantes de língua inglesa, mediado pelo instrumento didático „cinema‟, tomando como base a vida e a obra da escritora inglesa Jane Austen. Nesse sentido, identificamos um plano geral, os tipos de discurso e os temas que compõem as biografias produzidas pelas alunas; caracterizamos as três dimensões - conteúdo, forma e função - presentes nas biografias elaboradas por elas para, enfim, podermos perceber a eficácia do trabalho com a mídia „cinema‟ nas salas de aula de Língua Inglesa, no Ensino Fundamental II, especificamente do 9º ano de uma escola pública, localizada no município de Campina Grande-PB. No que concerne ao aparato teórico, ancoramo-nos em Bronckart (1999), Napolitano (2009), Schneuwly e Dolz (1991), entre outros/as. Os resultados da pesquisa, no primeiro momento, apontam que as participantes, apesar de, em suas produções textuais, apresentarem inadequações relativas à forma do texto, conseguiram atingir os aspectos essenciais que caracterizam o texto biográfico, utilizando uma linguagem adequada ao gênero proposto. No segundo momento (na especialização), aprofundamos a reflexão sobre o material empírico e percebemos que o cinema, como ferramenta metodológica, foi uma escolha acertada que potencializou a obtenção dos resultados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cecília Telma Alves Pontes de Queirozpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectJane Austenpt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodisscursivopt_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.titleCinema e letramento literário: uma experiência com a produção do gênero biografiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:EAD - ENTE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSÉ LUCIANO MARCULINO LEAL.pdf1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.