Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13254
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cabral, Ronaldo Vieira | |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T20:45:45Z | - |
dc.date.available | 2017-03-24T20:45:45Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-22 | |
dc.identifier.other | CDD 510.7 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2458 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13254 | - |
dc.description | CABRAL, Ronaldo Vieira. Régua e compasso: software da geometria dinâmica na prática pedagógica do professor da educação básica. 2010. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | O professor ao utilizar softwares de Matemática em suas práticas pedagógicas pode proporcionar aos alunos novas experiências matemáticas, diferentes das obtidas pelo ensino tradicional. Dentre a magnitude de softwares têm-se os softwares de Geometria Dinâmica que possibilita uma aprendizagem interativa da Geometria, sendo esta característica vantajosa para o ensino e aprendizagem de Matemática, já que este componente curricular tem sido apontado como “a disciplina cujo aprendizado é mais difícil.” Dentre aqueles, temos o software Régua e Compasso, objeto do meu estudo de trabalho. As etapas desse trabalho foram realizadas na escola municipal Abdias Aires de Queiroz em Cabaceiras-PB, no período de junho a agosto de 2010, com os alunos do 8° ano do ensino fundamental. Sendo uma análise inicial sobre o conhecimento dos softwares por parte dos alunos e professores, aplicação dos softwares em sala de aula e acompanhamento dos resultados, sendo, portanto, uma pesquisa colaborativa, exploratória e de caráter qualitativo aliado a dados quantitativos. Assim, os participantes, professor e alunos, puderam observar que tais softwares trazem como princípio básico a ideia de que ao lidarem com as figuras geométricas, se construídas de forma rigorosa, podem provocar deformações nas projeções, ou seja, alterando as figuras e verificando que estas mantêm as características iniciais. As construções com o programa Régua e Compasso são feitas de maneira interativa e dinâmica, a partir das propriedades geométricas dos objetos. Ao término deste estudo, foi lançada uma proposta de exercício ao professor e aos alunos com a utilização do programa Régua e Compasso, para auxiliar a prática educativa do professor da Educação Básica e desenvolver a capacidade de raciocínio lógico-geométrico dos aprendentes. Portanto, ao analisar os dados referentes à prática do professor mostrou-se a ausência de tecnologias digitais e softwares de Matemática. Para tanto, este trabalho veio a ser importante à medida que sua intervenção de mediação proporcionou um novo conhecimento ao educador como também aos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Lúcia Serafim | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geometria - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Software Educacional | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.title | Régua e compasso: software da geometria dinâmica na prática pedagógica do professor da educação básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - ENTE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ronaldo Vieira Cabral.pdf | Ronaldo Vieira Cabral | 704.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.