Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tresena, Nubênia de Lima | |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T20:45:45Z | - |
dc.date.available | 2017-03-24T20:45:45Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-25 | |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2532 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13255 | - |
dc.description | TRESENA, Nubênia de Lima. A Utilização de recursos multimídias e outras tecnologias para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos. 2011. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante de uma sociedade em transformação há necessidade imediata que a escola também acompanhe essas mudanças. A sociedade da informação tem uma ferramenta fundamental: a Internet, e a inclusão do recurso midiático no âmbito escolar é de suma importância, uma vez que não representa apenas uma função enciclopédica. Na verdade, esse recurso deverá fazer com que o aluno não seja apenas um mero expectador, mas um sujeito ativo do aprendizado. Porém, há ainda limitação e desinformação quanto à utilização desses recursos. Neste trabalho, destacou-se a importância da utilização dos recursos midiáticos para o aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em razão disso o presente trabalho teve como objetivo geral propor uma atividade de intervenção com utilização de recursos multimidiáticos durante uma unidade didática sobre o assunto Sistema Reprodutor, na 7ª série (8° ano) da EJA. Essa ferramenta pode ser um excelente aliado dos docentes, de modo a dinamizar a abordagem dos conteúdos uma vez que se trata de uma clientela especial. O aluno da EJA, procura recuperar o tempo perdido, procura se reinserir socialmente, como cidadão trabalhador, mas precisa se sentir como parte do ambiente escolar, necessitando de um envolvimento com a escola. Dessa forma, os conteúdos ministrados precisam ser abordados de uma forma dinâmica e objetiva para que desperte o interesse desse grupo específico de aluno. Nessa trajetória, o professor é uma peça fundamental no processo de aprendizagem utilizando esses novos recursos. Nesse sentido, a utilização da informática na escola vai além de promover o contato dos alunos e do professor com os computadores. Para isso, há necessidade de um preparo prévio com profissionais especializados que possam capacitar os docentes. Isso acaba sendo um desafio à pedagogia tradicional, porque significa introduzir mudanças no modo de entender o ensino-aprendizagem e, ainda nos modos de estrutura e funcionamento da escola. Entendemos que a utilização das mídias educacionais contribuem para a dinamização da abordagem do conteúdo, funcionam também como instrumento de avaliação do aluno diante do assunto trabalhado em sala. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Informática - Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A Utilização de recursos multimídias e outras tecnologias para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - ENTE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Nubênia de Lima Tresena.pdf | Nubênia de Lima Tresena | 445.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.