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dc.contributor.authorChagas, Rayssa Fernandes das-
dc.date.accessioned2017-03-30T18:43:07Z-
dc.date.available2017-03-30T18:43:07Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13277-
dc.descriptionCHAGAS, R. F. das. A importância do letramento na leitura de charges. 2015. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo propõe uma reflexão sobre os processos de alfabetização e letramento e tem como objetivo mostrar a importância do letramento para a análise do gênero charge. Para dar sustentação teórica à análise, foram utilizados os estudiosos Luis Antônio Marcuschi (2006), Ângela Kleiman (2008), Ingedore Koch (2007), Magda Soares (2002), Marcos Bagno (2002), Carla Letuza Silva (2004) e Bernand Schneuwly (2004). Os gêneros textuais têm sua função no cotidiano, desta forma, o corpus coletado constitui-se de três charges publicadas em redes sociais, com temas diversos, confeccionados a partir das interações sócio-históricas. Acreditamos, pois, que a utilização da charge em sala de aula é um ótimo subsídio para novas práticas, como a do letramento, visto que flagramos nelas vários recursos linguísticos que permitiram extrapolar a simples decodificação, possibilitando múltiplas leituras que valoriza o conhecimento de mundo do sujeito.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Iara Ferreira de Melo Martinspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPráticas sociaispt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.titleA importância do letramento na leitura de chargespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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