Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13279
Título: Cântico dos cânticos: uma perspectiva literária e erótica sobre o cântico sagrado
Autor(es): Araújo, Lillyan Dayana Sena de
Palavras-chave: Cântico dos cânticos
Análise literária
Poema
Erotismo
Data do documento: 2015
Resumo: O livro Cântico dos cânticos faz parte dos escritos que pertencem à Bíblia Sagrada, e tem sido objeto de especulação e pesquisas de cunho teológico e literário devido ao seu conteúdo poético-erótico. Em vista disto, este trabalho se propõe a fazer uma análise por um viés literário, do Cântico Sagrado, evidenciando o erotismo presente no livro e mostrando que, independente de fazer parte de um livro tido como sagrado, o poema aborda o amor Eros vivenciado por um homem e uma mulher. Utilizando a tradução da Nova Bíblia Viva (2010), nos embasamos em teólogos como Schultz & Smith (2005) e no Manual Bíblico SBB (2008) para demonstrar qual é a visão que o campo religioso defende sobre o poema, e ainda Domício P. Filho (1990) e Henry H. Halley (2002) que nos mostraram como se manifesta a linguagem literária no contexto bíblico. Para indicar o desenvolvimento do sentimento erótico entre as personagens principais, recorremos aos teóricos; Lewis (2009), Bataille (1987), Durigan (1985), Alvarez (2013) entre outros estudiosos que contribuíram significativamente para nossa pesquisa.
Descrição: ARAÚJO, L. D. S. de. Cântico dos cânticos: uma perspectiva literária e erótica sobre o cântico sagrado. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13279
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lillyan Dayana Sena de Araújo.pdfLillyan Dayana Sena de Araújo1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.