Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13303
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Amelia Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-06T19:40:04Z | - |
dc.date.available | 2017-04-06T19:40:04Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13303 | - |
dc.description | SILVA, M. A. R. da. As implicações da formação docente na dicotomia do educar e cuidar na educação infantil. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo surgiu a partir das discussões acerca da dicotomia entre educar e cuidar na Educação Infantil, desta forma este trabalho apresenta as reflexões relacionadas à dicotomia entre o educar e cuidar com enfoque na Educação Infantil primeira etapa da Educação Básica e suas implicações na formação do professor, por meio de pesquisa bibliográfica. A referida pesquisa tem como objetivo trazer para discussão, através de informações históricas, aspectos relevantes da educação infantil no Brasil e como a mesma foi se consolidando ao longo dos anos até chegar à configuração atual. O presente artigo está organizado em seis tópicos: Introdução; O surgimento do sentimento de infância; A infância no Brasil: algumas concepções; Discussão sobre a dicotomia histórica do educar e cuidar; A formação do Professor na perspectiva do educar e cuidar e Considerações finais. Portanto, a partir desta análise, chegamos a conclusão de que a Educação Infantil tem passado por grandes avanços. Estes revelados por meio de lutas e conquistas, principalmente com respaldo na legislação brasileira. Sendo assim, estas melhorias também se estenderam aos profissionais da referida área, no sentido de sua valorização profissional enquanto função educativa, e de perceber o educar e cuidar da criança de forma indissociada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Emília Cristina Ferreira de Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educar | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.title | As implicações da formação docente na dicotomia do educar e cuidar na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Amelia Ribeiro da Silva.pdf | Maria Amelia Ribeiro da Silva | 583.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.