Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1331
Título: A rotina na educação infantil: o cuidar e o educar
Autor(es): Silva, Lucimar Victor da
Palavras-chave: Agricultura
Abacaxi
Capital de investimento
Data do documento: 29-Jul-2013
Resumo: A presente monografia tem como objetivo discorrer sobre a importância da rotina na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, estruturada como um estudo de caso de cunho colaborativo. Para coleta de dados, realizamos entrevistas semi-estruturadas com duas monitoras de creches distintas da cidade de Guarabira. Compreendemos a rotina como um fator primordial no processo educativo, bem como a sua importância no que diz respeito ao ato de cuidar e educar. O estudo teve como suporte os pressupostos teóricos de Barbosa (2006) e Oliveira (2009) cuja linha de pensamento evidencia a organização da rotina planejada, de modo que possa contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno da criança. Os resultados evidenciam que a creche, apesar dos avanços conquistados através de marcos legais e movimentos sociais, ainda está se constituindo enquanto instituição educativa, que organiza seus tempos e espaços por meio de uma rotina planejada. Existem algumas dificuldades em nível macro que interferem nesta construção, mas também há muito interesse por parte das duas profissionais investigadas em construir rotinas voltadas para garantir o atendimento educativo de qualidade nas creches.
Descrição: SILVA, L. V. da. A rotina na educação infantil: o cuidar e o educar. 2011. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1331
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucimar Victor da Silva.pdfLucimar Victor da Silva999.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.