Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13323
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maria José Neves de Amorim Moura | pt_BR |
dc.contributor.author | Remígio, Cláudio Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-12T17:20:15Z | - |
dc.date.available | 2017-04-12T17:20:15Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13323 | - |
dc.description | REMÍGIO, C. C. A implantação do laboratório de ensino de matemática na escola Maria Bezerra da Silva. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar a implantação de um (LEM) em uma escola pública, bem como algumas atividades desenvolvidas neste ambiente. O método escolhido para a realização da pesquisa foi à observação participante adotando a abordagem qualitativa. Adotamos a técnica do diário de campo e questionário com questões do tipo abertas. Os principais teóricos que acompanharam esse trajeto foram Lorenzato (2006), Peres (1993), Valente (1991) e Azevedo (1979) todos tratam da implementação de um (LEM). Ao pesquisarmos sobre os benefícios que esse espaço educativo traz para educadores e educandos, percebeu-se que ao utilizá-lo o professor pode vincular a teoria à prática através de atividades lúdicas que possam fazer com que o aluno tenha mais prazer em estudar matemática. Em contato com os materiais manipuláveis o aluno tem mais facilidade de observar e analisar conceitos, desenvolver o raciocínio lógico, crítico e científico. O professor muitas vezes desconhece o potencial de certos materiais manipulatórios, deixando de explorá-los. Percebe-se, então que é fundamental que eles tenham oportunidade de refletir sobre a sua aplicabilidade em sala de aula de forma que desperte o interesse dos alunos. E para concretizar toda essa teoria nada melhor do que a realização de oficinas, que permite aos alunos confeccionar, manipular, formar conceitos, trocar ideias, resolver situações problemas e registrar o seu raciocínio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Maria José Neves de Amorim Moura | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de matemática | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras educativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Materiais manipuláveis (Matemática) | pt_BR |
dc.title | A implantação do laboratório de ensino de matemática na escola Maria Bezerra da Silva. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cláudio Cavalcante Remígio.pdf | PDF - Cláudio Cavalcante Remígio | 1.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.