Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13325
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Débora Janaína Ribeiro e Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, José de Assis de Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-12T17:46:54Z | - |
dc.date.available | 2017-04-12T17:46:54Z | - |
dc.date.issued | 2011-06-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13325 | - |
dc.description | SILVA, J. A. Q. O laboratório de ensino de matemática (LEM) como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nosso trabalho tem como objetivo apresentar o resultado das atividades desenvolvidas por alunos do 7º ano A do turno da manhã da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Pedro Bezerra Filho”, em Camalaú – PB, em uma concepção construtivista contemplando os conteúdos de Área e Perímetro de figuras planas; Estudo de Ângulos e Números Racionais. De um modo geral, observamos que a maioria dos alunos possui certa antipatia pela matemática, devido à forma com que ela é apresentada, esse fato normalmente acontece desde as séries iniciais. O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) pode vir a nos ajudar a superar essa antipatia, dando oportunidade de realizar experimentos, compreender situações através dos sentidos, principalmente visão e tato, assim como auxiliar ao uso de jogos e brincadeiras, tornando atrativo o ensino e aprendizagem da matemática para os alunos. Foi proposta aos alunos a resolução de questões com o uso de Materiais Manipuláveis – MD, promovendo a percepção visual e tátil para o desenvolvimento das soluções de cada questão proposta. Apresentamos ainda, concepções sobre: O que é o LEM?; A importância de seu uso; Como montar um LEM ideal ou um mini-laboratório; As orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s); A utilização dos jogos no ensino da matemática; contribuições do LEM na formação de professores. As atividades aplicadas na turma do 7º ano foram bem satisfatórias, uma vez que os alunos se empenharam em desenvolvê-las gerando uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Débora Janaína Ribeiro e Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de matemática | pt_BR |
dc.subject | Materiais didáticos manipuláveis | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.title | O laboratório de ensino de matemática (LEM) como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José de Assis de Queiroz.pdf | PDF - José de Assis de Queiroz | 951.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.