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dc.contributor.authorSilva, Jeyse Pereira da-
dc.date.accessioned2017-05-04T16:53:38Z-
dc.date.available2017-05-04T16:53:38Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13431-
dc.descriptionSILVA, J. P. da. Educação ambiental nas escolas públicas: uma prática na Escola Municipal José Cabral de Albuquerque – Alagoinha/Paraíba. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA ideia do homem separado da natureza não existe “desde sempre”. Grun (2009) apresenta as visões predominantes, em cada grande momento histórico, totalmente contraditório: até o século XVI, predominava a visão de uma natureza orgânica, da qual todos os seres, inclusive os humanos, faziam parte, em processo de inter-relação e com todas as formas de vida tendo valor. É preciso fortalecer dentro da comunidade, a partir da educação formal, a importância da proteção do ambiente como extremamente necessária a vida, visando à conservação dos recursos naturais, proporcionando não só ganhos financeiros, mas uma nova concepção de vida e de uso sustentável da natureza. Esta pesquisa teve como aspecto central experimentar uma proposta pedagógica de Educação Ambiental através do Programa de Conscientização/Educação Ambiental para Escolas Públicas contextualizada na convivência com o meio rural. As atividades iniciaram-se no ano de 2012 a 2013. O primeiro passo foi à elaboração de um diagnóstico sobre o contexto da comunidade, sua escola e professores. Este subsidiou o planejamento e a escolha dos conteúdos a serem trabalhados na escola envolvida. Neste processo foram articulada a agente comunitária de saúde, a diretora, a professora, os alunos e a comunidade adotando a pedagogia da formação pela prática aliada à reflexão. Consequentemente, objetivo dessa pesquisa é diagnosticar as principais dificuldades e desafios enfrentados pela Educação Ambiental no Ensino Fundamental I em uma escola pública do município de Alagoinha/PB. Onde neste nível os educandos são bastante curiosos e abertos ao conhecimento, com grande facilidade de absorver ideias e também de repassarem para aqueles que estão ao seu redor. Especificamente, pretende-se abordar a problemática ambiental no currículo escolar; dialogar sobre as práticas educativas escolares e as questões ambientais na escola; formar futuros agentes ambientais e dar subsídios para a elaboração da Agenda 21 escolar e comunitária. Portanto a Educação Ambiental tem um grande desafio, educar e garantir a construção de uma sociedade sustentável, em que se promovam uma relação saudável com o planeta e seus recursos, os valores éticos, crenças e respeito entre aluno, comunidade e escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciene Vieira de Arrudapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.titleEducação ambiental nas escolas públicas: uma prática na Escola Municipal José Cabral de Albuquerque - Alagoinha/Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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