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dc.contributor.authorRibeiro, Natássia Thais do Nascimento-
dc.date.accessioned2017-06-08T17:36:18Z-
dc.date.available2017-06-08T17:36:18Z-
dc.date.issued2017-04-07-
dc.identifier.otherCDD 469.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13482-
dc.descriptionRIBEIRO, N. T. N. Livro didático, prática docente e ensino de gramática no Cariri Paraibano: novos tempos, novos hábitos?. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho centra-se na relação entre livro didático (LD) e prática docente. Nosso principal objetivo foi observar se os atuais livros didáticos de língua portuguesa, supostamente sintonizados com a “virada pragmática no ensino de língua materna” (RANGEL, 2001), influenciam a prática do professor em se tratando do ensino de gramática. Para tanto, foi necessária a utilização de diversos instrumentos de análise. Iniciamos pela entrevista semiestruturada com uma professora do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) de Ouro Velho, município do Cariri paraibano, objetivando perceber o posicionamento desta a respeito do LD por ela utilizado. Em seguida, utilizamos a resenha do Guia do PNLD sobre o LD trabalhado pela professora em questão, a fim de percebemos se o posicionamento verbal dela em relação ao livro condiz com o que a resenha expõe sobre este. Finalizada esta etapa, realizamos a análise de dois capítulos do referido LD. Por fim, partimos para as observações em sala de aula, no 6º ano do Ensino Fundamental II, tendo como intuito constatar se o tratamento dado pela professora aos conhecimentos linguísticos-gramaticais é condizente com suas afirmações a esse respeito durante a entrevista . Nossa análise mostrou que a professora considera o LD por ela utilizado bastante “contextualizado”, por trabalhar sempre a partir de textos; assim, ela afirma ensinar gramática a partir do LD, mas não leva em consideração o fato de este, muitas vezes, usar o texto como pretexto, a serviço do ensino da metalinguagem gramatical desvinculada de produção de sentidos. Percebemos, através do posicionamento e da prática da docente em sala de aula, que ela parece não dar a devida importância aos conhecimentos linguístico-gramaticais, uma vez que ,durante o tempo de observação, vimos que o trabalho com estes conhecimentos foi mínimo e, quando realizado, foi feito desvinculado das atividades de leitura/produção, o que configura um ponto negativo, uma vez que a prática de Análise Linguística (AL) tem como principal objetivo trabalhar os conhecimentos gramaticais a serviço destas atividades.pt_BR
dc.description.sponsorshipFrancisco Eduardo Vieira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGramática normativa (Língua portuguesa)pt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.titleLivro didático, prática docente e ensino de gramática no Cariri Paraibano: novos tempos, novos hábitos?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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