Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13490
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Maelson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-08T19:18:43Z | - |
dc.date.available | 2017-06-08T19:18:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13490 | - |
dc.description | OLIVEIRA, M. S. Possibilidades de leitura e escrita no ensino de trigonometria: maravilhas da matemática. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo consiste na análise do texto Quatro demonstrações de medição de sombras, disponível no livro Maravilhas da Matemática (4º edição), o qual foi publicado em 1956 por Lancelot Thomas Hogben. Procuramos evidenciar de que maneira o texto auxilia na aprendizagem de Trigonometria, e para isso mantemos um olhar analítico sob a teoria dos registros de representação semiótica e sobre as influencias da linguagem e da linguagem matemática no processo de compreensão e resolução dos problemas. Assim, focamos em pesquisas de Luvison (2013), Fonseca e Cardoso (2009), Duval (2011), Brasil (1998), entre outros. Ao término deste trabalho, constatamos a forte presença dos registros de representação semiótica no texto em questão, onde o autor recorre ao uso de diferentes registros, como, por exemplo, os figurais, simbólicos e língua natural, os quais atuam em convergência com o desenvolvimento das demonstrações. Através da pesquisa bibliográfica identificamos que a exploração textual favorece a aprendizagem do aluno que estuda Matemática; que a linguagem dos enunciados interfere no processo de interpretação e resolução dos mesmos; e constatou-se também que a prática da escrita é uma ferramenta de grande valor no processo de aprendizagem, não somente do ponto de vista da semiótica, mas também das concepções de linguagem que foram exploradas no referencial teórico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escrita na matemática | pt_BR |
dc.subject | Leitura na matemática | pt_BR |
dc.subject | Linguagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de trigonometria | pt_BR |
dc.title | Possibilidades de leitura e escrita no ensino de trigonometria: maravilhas da matemática. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maelson da Silva Oliveira.pdf | PDF - Maelson da Silva Oliveira | 17.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.