Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13514
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Amanda Felipe da | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-18T20:07:18Z | - |
dc.date.available | 2017-07-18T20:07:18Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13514 | - |
dc.description | SILVA, A. F. da. Uma proposta lúdica para o Ensino Médio: O uso de jogo matemático para a aprendizagem da Geometria Analítica. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como principal enfoque a utilização de jogos pedagógicos, mais especificamente o jogo matemático, como uma metodologia viável para ser trabalhado com a Geometria Analítica. O ambiente de pesquisa é a sala de aula; o intuito é mostrar que os jogos podem contribuir para o ensino - aprendizagem da Matemática no Ensino Médio; teve como objetivo geral elaborar um jogo e identificar as potencialidades da sua utilização na aprendizagem da Geometria Analítica; a pesquisa foi realizada com 18 alunos do 3° ano de Ensino Médio; para isso, elaborou-se um jogo contendo perguntas acerca do conteúdo, que foi aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rêgo. A pesquisa foi embasada na proposta abordada por Smole, Diniz, Pessoa & Ishihara (2008). Pudemos concluir, com base nas observações e diálogos com os alunos, que o jogo os ajudou significativamente, na assimilação do assunto de ponto e reta. Percebemos que, se bem elaborados, contribuem para uma aula mais dinâmica, atraente e significativa; a metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, e os resultados mostraram que a atividade com jogos, se bem planejada, pode contribuir para a melhoria da aprendizagem da Matemática no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Geometria Analítica | pt_BR |
dc.title | Uma proposta lúdica para o Ensino Médio: O uso de jogo matemático para a aprendizagem da Geometria Analítica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Amanda Felipe da Silva.pdf | PDF - Amanda Felipe da Silva | 16.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.