Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBelo, Josefa Erigra-
dc.date.accessioned2013-07-30T18:50:46Z-
dc.date.available2013-07-30T18:50:46Z-
dc.date.issued2013-07-30-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1355-
dc.descriptionBELO, J. E. O coordenador pedagógico no Programa Brasil Alfabetizado: desafios e contribuições. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso buscou analisar a identidade e o papel do coordenador a partir de suas contribuições e limitações na prática educativa dentro do Programa Brasil Alfabetizado. Sabemos que o coordenador é muito importante durante o processo de alfabetização e que sua relação com o alfabetizador tem grande relevância no processo de aprendizagem para que seja garantido o saber do alfabetizando. Sua presença é igualmente necessária durante o processo de formação continuada garantindo os novos saberes e o acompanhamento pedagógico. O objeto de pesquisa foi motivado a partir do interesse de conhecer o papel do coordenador, cujo profissional parecia ter presença recente no âmbito de um programa de alfabetização criado pelo Presidente Lula e desenvolvido pelo MEC para um grupo historicamente excluído do processo de escolarização, público alvo de discriminações históricas, tendo como objetivo a erradicação do analfabetismo em todo o país. Para fundamentar as questões levantadas o estudo foi feito a partir de uma pesquisa com coordenadores e professores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no município de Guarabira, tendo como referência teórica Di Pierro (2005), Haddad (2000), Libâneo (2007 e 2008), Paiva (1987 e 2003), entre outros que também contribuíram para este estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ana Célia Silva Menezespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPrograma Brasil Alfabetizadopt_BR
dc.subjectCoordenadorpt_BR
dc.titleO coordenador pedagógico no Programa Brasil Alfabetizado: desafios e contribuiçõespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Erigra Belo.pdfJosefa Erigra Belo791.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.