Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1355
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Belo, Josefa Erigra | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-30T18:50:46Z | - |
dc.date.available | 2013-07-30T18:50:46Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1355 | - |
dc.description | BELO, J. E. O coordenador pedagógico no Programa Brasil Alfabetizado: desafios e contribuições. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso buscou analisar a identidade e o papel do coordenador a partir de suas contribuições e limitações na prática educativa dentro do Programa Brasil Alfabetizado. Sabemos que o coordenador é muito importante durante o processo de alfabetização e que sua relação com o alfabetizador tem grande relevância no processo de aprendizagem para que seja garantido o saber do alfabetizando. Sua presença é igualmente necessária durante o processo de formação continuada garantindo os novos saberes e o acompanhamento pedagógico. O objeto de pesquisa foi motivado a partir do interesse de conhecer o papel do coordenador, cujo profissional parecia ter presença recente no âmbito de um programa de alfabetização criado pelo Presidente Lula e desenvolvido pelo MEC para um grupo historicamente excluído do processo de escolarização, público alvo de discriminações históricas, tendo como objetivo a erradicação do analfabetismo em todo o país. Para fundamentar as questões levantadas o estudo foi feito a partir de uma pesquisa com coordenadores e professores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no município de Guarabira, tendo como referência teórica Di Pierro (2005), Haddad (2000), Libâneo (2007 e 2008), Paiva (1987 e 2003), entre outros que também contribuíram para este estudo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ana Célia Silva Menezes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Programa Brasil Alfabetizado | pt_BR |
dc.subject | Coordenador | pt_BR |
dc.title | O coordenador pedagógico no Programa Brasil Alfabetizado: desafios e contribuições | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josefa Erigra Belo.pdf | Josefa Erigra Belo | 791.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.