Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1358
Título: Programa Brasil Alfabetizado: refletindo sobre a etapa inicial da formação dos alfabetizadores
Autor(es): Santos, Edna Soares da Silva
Palavras-chave: Alfabetização - práticas
Formação do alfabetizador
Programa Brasil Alfabetizado
Data do documento: 30-Jul-2013
Resumo: O presente artigo trata do processo formativo do alfabetizador, no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado. Objetivou compreender como se dá a etapa inicial da formação no Programa. Resultou de uma pesquisa teórica em textos acadêmicos, resoluções do PBA e nos materiais utilizados no processo de formação, e da aplicação de um questionário. Foi impulsionado pelas seguintes questões: Quem pensa o processo de formação dos alfabetizadores? Como se dá a escolha dos temas e dos textos trabalhados na formação inicial? A partir dos dados coletados com dois formadores foram feitas reflexões relacionando as opiniões dos sujeitos e teoria analisada. Ao final, concluiu-se que se deve pensar a forma de inserção do alfabetizador no Programa Brasil Alfabetizado e que a formação inicial é imprescindível para a prática de alfabetização, pois o alfabetizador terá acesso a conhecer a teoria para melhor desenvolver sua prática.
Descrição: SANTOS, E. S. da. S. Programa Brasil Alfabetizado: refletindo sobre a etapa inicial da formação dos alfabetizadores. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1358
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edna Soares da Silva Santos.pdfEdna Soares da Silva Santos633.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.