Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1361
Título: | Relações entorraciais na escola: o papel do/a educador/a na construção da identidade negra |
Autor(es): | Alves, Mirelle Cândido |
Palavras-chave: | Racismo Educação escolar Prática pedagógica |
Data do documento: | 30-Jul-2013 |
Resumo: | Este trabalho, de conclusão de curso, tem por objetivo discutir os possíveis vínculos entre educação escolar e identidade negra. Já que, esta é construída pelos sujeitos sociais, históricos e culturais nas relações/interações nos vários espaços que circulam. Nesta perspectiva, o espaço escolar apresenta-se como principal instituição formal responsável pela formação do sujeito. Partindo desta discussão, buscaremos analisar como a criança negra tem construído sua identidade. Para isto, teremos como base o olhar dessas crianças sobre si mesmas, a partir da relação com o outro dentro do espaço escolar. Diante das relações etnorraciais estabelecidas neste espaço, enfatizamos as concepções e práticas pedagógicas que estão sendo desenvolvidas à construção de uma identidade negra ressignificada. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir para reflexão acerca da função social da escola, diante da diversidade existente em nosso país. |
Descrição: | ALVES, M. C. Relações entorraciais na escola: o papel do/a educador/a na construção da identidade negra. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1361 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mirelle Cândido Alves.pdf | Mirelle Cândido Alves | 804.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.